UEMS/Dourados: Ação conjunta leva divulgação científica à população

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 25/10/2022

Equipe do projeto Quantum LAB (acima). Público visitante na Mostra (abaixo)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Dourados, por meio do Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (Projeto Quantum LAB), realizou a Mostra de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sociedade neste sábado (22), das 14h às 22h, na Casa da Cultura da UEMS – Espaço Guaraoby. A ação contou com parcerias da E.E Floriano Viegas Machado e da Instituto Federal de MS (IFMS).

A ação foi coordenada pela equipe UEMS-Quantum LAB, integrada por docentes e alunos da Universidade e da Rede Estadual de Educação. A Mostra fez parte de uma programação regional da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contou com a participação de cursos da UEMS e do IFMS: Experimentos de física, de química, de biologia, atividades e Jogos de matemática e experimentos do CEPEMAT/UEMS; Atividades de desenho para crianças – projeto parceria UEMS e UFMS; Robótica e Impressão 3D do Quantum LAB; Impressão 3D do IFMaker; Mesas do Curso de Jogos Digitais do IFMS; Sessões de Planetário da UEMS; Observação do céu com telescópios da UEMS. 

A coordenadora do evento, profa. Dra. Cecília nascimento, docente do curso de Física - Licenciatura da UEMS, destaca o evento foi a culminância de uma programação regional da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Edição 2022, sob o tema "Bicentenário da Independência do Brasil - 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil ", nesse sentido, a divulgação busca destacar no que a área de C&T contribuíram para o desenvolvimento de nosso país. "De nossa parte, cabe lembrar que a programação foi desenvolvida desde a última segunda-feira (17), com a realização de oficinas de robótica, modelagem em 3D, trabalhos com planetários de observações noturnas e as atividades contemplaram várias escolas nos municípios de Dourados e Caarapó. Cabe ressaltar que o financiamento de nossas ações foi direcionado mediante a uma chamada do CNPq, na qual tivemos aprovação, coordenada pelo professor Samy Santana, da E.E. Floriano Viegas Machado, que é a instituição parceira da UEMS no projeto Quantum LAB", explicou Cecília. 

Contação de Histórias (direita) e Itens diversos de Robótica (esquerda)

A docente ainda esclarece sobre a importância de popularização da ciência, por meio de um diálogo maior a constante com a sociedade, para além dos muros da Universidade. "Devemos interagir com as pessoas numa diálogo horizontal e não vertical, ou seja, devemos evitar de levar para a população aquela ideia de conhecimento feito na Academia, num lugar de difícil acesso. Temos que mostrar que instituições como a UEMS desenvolve um saber em interação com pessoas simples, sejam alunos de escolas primárias à indivíduos adultos sobre conhecimento científico e de inovação. A ação foi igualmente importante para ouvir a população, os problemas enfrentados por eles e no que a nossa Universidade, enquanto instituição pública, pode acolher essas questões e trabalhar com eles", finalizou Cecília. 

"A principal marca deste evento é a integração de múltiplas linguagens dos cursos de química, física, matemática, linguagem oral, desenho, teatro, música. Diversas áreas da UEMS neste espaço recebendo crianças de diversas escolas, incluindo crianças indígenas de uma instituição de acolhimento, crianças de distritos que contornam Dourados, da região rural, alunos pequenos de Escolas da região central. Foi uma agenda que teve visitantes de diferentes realidades, uma experiência muito rica para todos estes alunos. É a universidade no chão das escolas e as escolas pisando o chão da universidade. Isso é muito rico, inclusive sob o ponto de vista da inclusão, pois recebemos alunos alunos com deficiência: autistas e cadeirantes", relatou a profa Dra. Giana Yamin, do curso de Pedagogia da UEMS/Dourados. 

Mini-robô que se movimenta por instruções de contato, desenvolvido pela equipe Quantum LAB

 

A importância do saber científico 

Eventos como a Mostra de Ciências, Tecnologia, Inovação e Sociedade, realizada pela UEMS, em parceria com o Projeto Quantum LAB, desenvolvido em parceria com a E.E. Floriano Viegas Machado tem importância na formação de cidadãos e cidadãs em geral. As ações desenvolvidas abrangeram diversas regiões de Dourados e de municípios vizinhos. A profa. Dra. Mírian Xavier informou que, embora a ação fosse voltada a alunos dos anos iniciais de diversas Escolas municipais, dentre as quais as E.M. Joaquim Murtinho e a E.M. Professor Clori, a Mostra também recebeu estudantes indígenas do Lar Santa Rita. "A realização deste evento é muito relevante, pois estamos passando por um momento de descrédito da ciência, de investimentos nessa pasta que são deixados de lado e, neste evento, que mostra a importância do saber científico e da integração da Universidade junto à população em geral, é um momento ímpar para a UEMS. Esse momento deve sempre se repetir, pois quem ganha com isso é a sociedade e a própria instituição. Cabe lembrar que, para além dos alunos, recebemos parcela diversa da população de Dourados, que visitaram a Casa da Cultura - Centro Guaraoby e tiveram contato com as experimentações", destacou a profa. Dra. Mírian Xavier, do curso de Ciências Biológicas da UEMS. 

Acompanhando uma turma de vinte crianças, a profa. Mariza Corrêa, da E.M. Joaquim Murtinho contou um pouco de sua experiência em participar da atividade. "Eu acredito que os conhecimentos sobre ciências e tecnologias de um modo geral desperta nas crianças a vontade de conhecer mais. Essa ação deve acontecer com mais frequência a para mais crianças, uma vez que todos nós, enquanto crianças, temos um dom de querer aprender, de querer saber, então, essa busca pelo conhecimento deve ser sempre incentivada. Quando oferecemos uma oportunidade dessas a essas crianças, elas adoram. Conheceram os animais empalhados (tratados com a taxidermia), adoraram desenhar, pintar, dançar as histórias contadas, os componentes da robótica, etc. Está sendo muito gratificante participar deste evento", relatou a pedagoga. 

Criação in loco de peças de robótica (esquerda) e crianças experimentando óculos de realidade virtual (direita)

Para finalizar o ciclo de relatos, é importante destacar que vários alunos e alunas integraram a Mostra, tanto dos cursos da UEMS, quanto da E.E Floriano Viegas machado e do IFMS/Dourados. A discente Ariane Bezerra, acadêmica do 4º Ano de Ciências Biológicas da UEMS/Dourados, informa que este tipo de atividade tem uma função informativa. "grande parte das pessoas não têm referência alguma sobre o que acontece numa Universidade, principalmente numa IES pública. Quando aproximamos a sociedade de nossa instituição elas passam a compreender melhor as atividades desenvolvidas. É muito interessante as crianças tendo contato com experimentos e itens que elas nunca tiveram contato. No nosso caso, trouxemos insetos e animais da coleção do curso de Ciências Biológicas, todos tratados pelo processo de taxidermia. Quando eu era criança, tive esse contato, que despertou em mim, a vontade de cursar este curso. Para mim, participar desse evento foi uma realização. Ver o sorriso das crianças, responder as questões delas. Foi muito gratificante", concluiu a veterana do curso.

São integrantes do Projeto Quantum LAB - UEMS e E.E. Floriano Viegas: Katleen Suliany Scoca Rocha, Jorge Luiz Fernandes Cardoso, Mirian Xavier, Cecília Maria Pinto do Nascimento, Mateus Gomes Daniel, Ana Beatriz Viegas,Flávia Almeida Silva, Fernanda Mendonça Ferreira, Sara Silva De Pinho, Sammer Sant'Ana Almeida, Ingrid Andreza da Silva Pinheiro, Vitória Medeiros Galan, Isabelly Vitória Lescano dos Santos, Michael Douglas Soares Tobias, Luiz Henrique Martins Lopes, Paulo Souza Silva, Odair Alves da Silva.

Reportagem de Rubens Urue


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