UEMS/Jardim: Curso de Geografia faz visita técnica a Dourados (MS)

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 07/11/2022

O corpo acadêmico do curso de Geografia (Licenciatura) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim, realizou uma visita técnica em diversos locais no município de Dourados (MS). Na oportunidade, o grupo da UEMS/Jardim visitou a Unidade Industrial da COAMO, a Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) e os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia, ambas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O objetivo das visitas realizadas em 25 de outubro foi vivenciar na prática as discussões realizadas no âmbito acadêmico nas diferentes disciplinas como: Geografia Econômica, Geografia Cultural, Geografia de Mato Grosso do Sul e Trabalho de Campo III.

O trabalho de campo é uma oportunidade para analisar o espaço geográfico em sua totalidade, e isso envolve a articulação entre conteúdos trabalhados em diferentes disciplinas no curso de graduação”, explica o Prof. Dr. Luiz Felipe Rodrigues, coordenador da atividade. As visitas também contaram com a participação das professoras da Unidade: Daiane Alencar da Silva, Dalila Tavares Garcia e Greisse Quintino Leal.

Na Unidade Industrial da COAMO, os discentes puderam operacionalizar os conceitos de cadeia produtiva, circuito espacial produtivo e círculos de cooperação discutidos em sala de aula e aprofundar o conhecimento acerca das especializações produtivas regionais.

Na perspectiva da Geografia, o espaço geográfico tem um papel ativo na produção, condicionando as possibilidades de fluidez e competitividade. Na visita, o grupo também contemplou o papel da técnica, da ciência e da informação na amplitude geográfica que a produção alcança na contemporaneidade e os processos que envolvem o complexo da soja, atividade de grande expressão no território brasileiro.

Na visita à FAIND/UFGD, a turma vislumbrou as propostas e atividades dos cursos de graduação em Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena (Teko Arandu), e do Mestrado em Educação e Territorialidade.

Fomos carinhosamente recebidos por discentes da FAIND e pelas professoras Edir, Elaine, Jeanne, e pelos professores Rodrigo e Roberto. No início do encontro, ainda tivemos a oportunidade de participar da abertura de defesa da Tese de Doutorado em Geografia da professora Sandra Procópio, também professora da FAIND, com o título ‘Reza, Canto e Dança (Nhembo’e) Retomada e Roça (Kokuê): Geografias das Insurgências Guarani Kaiowá’. Ali, com mulheres Guarani Kaiowá, participamos também de uma solenidade conforme a cultura tradicional”, acrescenta o professor Luiz.

Na conversa com os discentes e professores, a turma pode conhecer a proposta e a prática da Pedagogia da Alternância na FAIND, e a sua importância para a permanência dos camponeses e dos povos indígenas em seus territórios.

A última parte da visita foi realizada nos cursos Graduação e Pós-Graduação de Geografia. Recebidos pela professora Flaviana e por discentes do Programa de Educação Tutorial em Geografia (PETGEO-UFGD), o grupo conheceu os trabalhos desenvolvidos pelos cursos e, através deles, compreender a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Interdisciplinaridade, tão importantes para a formação profissional, intelectual e cidadãos geógrafos e professores de Geografia.

Na ocasião também foram explicados o funcionamento e as especificidades do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (PROFGEO).

Agradecemos o apoio do coordenador do Curso de Geografia, Tiago Satim Karas, da Prefeitura Municipal de Jardim que cedeu o transporte, e do motorista Darley que conduziu o ônibus. Sem a parceria e o apoio de tanta gente, tanto os que nos receberam, quanto os que tiveram envolvidos no deslocamento, na organização e na participação da atividade, esta não teria sido possível”, finaliza o professor Luiz. (Com informações do professor Luiz Felipe Rodrigues)

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library 'pdo_sqlsrv.so' (tried: /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so: cannot open shared object file: No such file or directory), /usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so (/usr/lib/php/20190902/pdo_sqlsrv.so.so: cannot open shared object file: No such file or directory))