UEMS/Jardim: Curso de Geografia realiza visita técnica na região da Serra da Bodoquena

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 31/10/2022

Equipe de Geografia Licenciatura na Visita Técnica

No domingo, 23 de outubro, 23 acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia da UEMS de Jardim, realizaram visita técnica na região da Serra da Bodoquena, nos municípios de Guia Lopes da Laguna, Bonito e Jardim, em atividade coordenada pelos docentes do curso, Prof. Dr. Deivid Cristian Leal Alves e Prof. Dr. Sidney Kuerten.

O evento contou com apoio logístico (ônibus, motorista e combustível) da Prefeitura Municipal de Jardim, em Guia Lopes da Laguna foi da Cerâmica Nossa Senhora Aparecida e em Bonito da Gruta Catedral. 

 

A Atividade

As atividades foram distribuídas em 12 horas durante o dia 23. Num primeiro momento, foi realizada incursão a campo como atividade de ensino e pesquisa nas áreas de Geomorfologia, Cartografia, Geologia e Trabalho de Campo 1.

O grupo conheceu a frente de lavra que extrai rochas com alto teor de argila para fabricação de cerâmicas em Guia Lopes da Laguna, além de afloramentos dos principais grupos de rochas existentes na região de Bonito (ex. calcário, mármore, quartzito e filito). 

Em um ponto de parada, os alunos prosseguiram com o olhar atento para a paisagem regional e a identificação de afloramentos de rochas, que permitiu a cada aluno coletar dados e amostras locais para construção individual de kits geológicos (litotecas portáteis), coleção que será utilizada em aula e em suas práticas de estágio curricular como ferramenta didática. 

Em Bonito, a visita técnica foi, para a maior parte dos acadêmicos, o primeiro contato com uma cavidade natural (termo técnico para caverna), proporcionando uma imersão na temática da gênese e evolução do relevo e formações de rochas calcárias regionais. No retorno para Jardim, o grupo ainda utilizou um drone para a observação e registro da paisagem cárstica existente ao longo da BR-060, próximo aos atrativos da Lagoa Misteriosa. 

Os futuros profissionais de Geografia tiveram contato in loco com aspectos naturais do relevo e geologia regional, cujas atividades proporcionam aos alunos um aumento da capacidade de ação pelo repertório de experiências vivenciadas em campo, com a discussão dos conceitos, teorias, e a realização de múltiplas análises. “A simples observação de decisões embasadas em grupo, possibilitam aos futuros profissionais a ampliação dos recursos didáticos na formação docente”, destacam os professores Deivid e Sidney.

“O aprendizado adquirido em atividades como essas servirão de experiência para o trabalho dos futuros profissionais em Geografia”, finaliza os professores.