Letras (Campo Grande)

Corpo Docente

COLEGIADO – PPGLETRAS UEMS

Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (Presidente)

Prof. Dr. Andre Rezende Benatti (Vice-presidente)

Titular Suplente Área / Linha de pesquisa
Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza Estudos Linguísticos / Língua, Discurso e Sociedade
Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva Estudos Linguísticos / Linguística Aplicada
Prof. Dr. Volmir Cardoso Pereira Prof. Dr. Daniel Abrão Estudos Literários / Literatura, História e Memória Cultural
Profa. Dra. Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire Prof. Dr. André Rezende Benatti Estudos Literários / Poéticas da Modernidade

Cleriston Raíque Jara da Costa (Representante discente - Titular)

Mayara Dantas da Silva Pantaleão (Representante discente - Suplente)

Secretária Acadêmica: Dalete Manhães

 

 

 

 

 

CORPO DOCENTE

 

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

Adelia Maria Evangelista Azevedo

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Mestra em Lingüística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Especialista em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1758135394253439.

 

Adilson Crepalde

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Graduado em Tradutor Intérprete pela Universidade Ibero America - UNIBERO.

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Adamantina - FAFIA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6429473841425142

 

Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

Formação:

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Mestra em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Especialista Master of Business Administration em Management pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Diplomada pelo DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA.

Graduada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.

Realizou Estágio Pós-doutoral na área de Letras na Universidade de São Paulo – USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0201552127514276.

 

 

Aline Saddi Chaves

Formação:

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Mestra em em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP.

Graduada em Letras – Francês-Português pela Universidade de São Paulo – USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047308880452890.

 

 

Ana Paula Tribesse Patrício Dargel

Formação:

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Letras "Tendências Contemporâneas no Ensino de Língua Portuguesa" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realiza estágio pós-doutoral em Análise, descrição e documentação de língua naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076696745308941.

 

Antonio Carlos Santana de Souza

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP.

Graduado em Letras - Português/Hebraico e Respectivas Literaturas pela Universidade de São Paulo – USP.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6672298920894226.

 

 

Elza Sabino da Silva Bueno

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4219111767452644.

 

 

João Fábio Sanches Silva 

Formação:

Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de estágio de doutorado sanduíche na University of British Columbia, Canadá.

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Especialista em Novas Tendências no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0443000638083834.

 

Maria Leda Pinto

Formação:

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo - USP.

Mestra em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Especialista em Habilitação Para o Magistério do 3° Grau - Faculdades Integradas de Marília - FIM.

Graduada em Letras - Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras - FDACL.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6631799224451076.

 

Marlon Leal Rodrigues

Formação:

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel de Volta Redonda - FERP/VR.

Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Realiza estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3873047991235324.

 

Nataniel dos Santos Gomes

Formação:

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Especialista em Gramática Gerativa e Cognição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Especialista em Línguas Indígenas Brasileiras pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Graduado em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Realiza estágio pós-doutoral em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180920530799182.

 

 

Neide Araujo Castilho Teno

Formação:

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT.

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1973427459385412.

 

Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti

Formação:

Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP.

Mestra em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Braz Cubas - UBC.

Graduada em Letras pela Facudades Barão de Maua - FFCL.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8608492668861352.

 

 

Rosemere de Almeida Aguero

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu - FFCLNI.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6306968774367213.

 

Ruberval Franco Maciel

Formação:

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo - USP, com período sanduíche no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá.

Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra.

Graduado em Letras - Português/Inglês e Tradutor Intérprete pela Universidade Anhanguera – Uniderp – UNIDERP.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na City University of New York - Estados Unidos da América.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122.

 

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti

Formação:

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Mestra em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduada em Letras Lingua Portuguesa/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782761597893745.

 

 

 

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

 

Altamir Botoso

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Especialista em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Graduado em Letras - Português e Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4996564101422445.

 

 

Andre Rezende Benatti

Formação:

Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8908183939079152.

 

 

Daniel Abrão 

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1126660900406810.

 

 

Marcos Vinícius Teixeira

Formação:

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP.

Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Graduado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055868192756896.

 

 

Neurivaldo Campos Pedroso Junior 

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFMS.

Graduado em Letras pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1499308697624781.

 

 

Ravel Giordano de Lima Paz

Formação:

Doutor em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo – USP.

Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8005664189286924.

 

Rony Márcio Cardoso Ferreira

Formação:

Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Graduado em Letras - Habilitação Português/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4462445638743563.

 

Susylene Dias de Araujo

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na  Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974.

 

 

Volmir Cardoso Pereira

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Graduado em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4487640660005798.

 

 

Wellington Furtado Ramos

Formação:

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade de Brasília - UnB.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2232358510112890.

 

Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire

Formação:

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.

Especialista em Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Especialista em Met. Ens. Sup. pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN.

Graduada em Direito pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9937438186193830.

 

 

 

 

 

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato