Corpo Docente
COLEGIADO – PPGLETRAS UEMS | ||
Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel (Presidente) Prof. Dr. Andre Rezende Benatti (Vice-presidente) |
||
Titular | Suplente | Área / Linha de pesquisa |
Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes | Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza | Estudos Linguísticos / Língua, Discurso e Sociedade |
Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros | Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva | Estudos Linguísticos / Linguística Aplicada |
Prof. Dr. Volmir Cardoso Pereira | Prof. Dr. Daniel Abrão | Estudos Literários / Literatura, História e Memória Cultural |
Profa. Dra. Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire | Prof. Dr. André Rezende Benatti | Estudos Literários / Poéticas da Modernidade |
Cleriston Raíque Jara da Costa (Representante discente - Titular) Mayara Dantas da Silva Pantaleão (Representante discente - Suplente) |
||
Secretária Acadêmica: Dalete Manhães |
CORPO DOCENTE
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Adelia Maria Evangelista Azevedo
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Mestra em Lingüística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Especialista em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1758135394253439.
Adilson Crepalde
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Graduado em Tradutor Intérprete pela Universidade Ibero America - UNIBERO.
Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências E Letras de Adamantina - FAFIA.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6429473841425142
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
Formação:
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.
Mestra em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.
Especialista Master of Business Administration em Management pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.
Diplomada pelo DOTE - Diploma for Overseas Teachers of English pela Universidade de Cambridge, Inglaterra), adquirindo o título de Royal Society of Arts -RSA.
Graduada em Letras Português-Inglês Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio.
Realizou Estágio Pós-doutoral na área de Letras na Universidade de São Paulo – USP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0201552127514276.
Aline Saddi Chaves
Formação:
Doutora em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.
Mestra em em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP.
Graduada em Letras – Francês-Português pela Universidade de São Paulo – USP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047308880452890.
Ana Paula Tribesse Patrício Dargel
Formação:
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Especialista em Letras "Tendências Contemporâneas no Ensino de Língua Portuguesa" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Realiza estágio pós-doutoral em Análise, descrição e documentação de língua naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076696745308941.
Antonio Carlos Santana de Souza
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Mestre em Linguística pela Universidade de São Paulo – USP.
Graduado em Letras - Português/Hebraico e Respectivas Literaturas pela Universidade de São Paulo – USP.
Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.
Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6672298920894226.
Elza Sabino da Silva Bueno
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4219111767452644.
João Fábio Sanches Silva
Formação:
Doutor em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com período de estágio de doutorado sanduíche na University of British Columbia, Canadá.
Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.
Especialista em Novas Tendências no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.
Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0443000638083834.
Maria Leda Pinto
Formação:
Doutora em Filologia e Língua Portuguesa - Universidade de São Paulo - USP.
Mestra em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Especialista em Habilitação Para o Magistério do 3° Grau - Faculdades Integradas de Marília - FIM.
Graduada em Letras - Faculdade Dom de Aquino de Filosofia Ciências e Letras - FDACL.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6631799224451076.
Marlon Leal Rodrigues
Formação:
Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel de Volta Redonda - FERP/VR.
Realizou estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Realiza estágio pós-doutoral em Linguística na Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3873047991235324.
Nataniel dos Santos Gomes
Formação:
Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Especialista em Gramática Gerativa e Cognição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Especialista em Línguas Indígenas Brasileiras pelaUniversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Graduado em Letras - Português e Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Realiza estágio pós-doutoral em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180920530799182.
Neide Araujo Castilho Teno
Formação:
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT.
Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1973427459385412.
Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti
Formação:
Doutora em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP.
Mestra em Lingüística pela Universidade de São Paulo - USP.
Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Braz Cubas - UBC.
Graduada em Letras pela Facudades Barão de Maua - FFCL.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8608492668861352.
Rosemere de Almeida Aguero
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Nova Iguaçu - FFCLNI.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6306968774367213.
Ruberval Franco Maciel
Formação:
Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo - USP, com período sanduíche no Centre for Globalization and Cultural Studies - Univeristy of Manitoba - Canadá.
Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading - Inglaterra.
Graduado em Letras - Português/Inglês e Tradutor Intérprete pela Universidade Anhanguera – Uniderp – UNIDERP.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na City University of New York - Estados Unidos da América.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122.
Vanessa Arlésia de Souza Ferretti
Formação:
Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Mestra em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Graduada em Letras Lingua Portuguesa/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4782761597893745.
ESTUDOS LITERÁRIOS
Altamir Botoso
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Especialista em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.
Especialista em Ensino de Língua Espanhola pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.
Graduado em Letras - Português e Italiano pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Graduado em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Graduado em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4996564101422445.
Andre Rezende Benatti
Formação:
Doutor em Letras Neolatinas: estudos literários neolatinos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduado em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8908183939079152.
Daniel Abrão
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1126660900406810.
Marcos Vinícius Teixeira
Formação:
Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP.
Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Graduado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055868192756896.
Neurivaldo Campos Pedroso Junior
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFMS.
Graduado em Letras pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1499308697624781.
Ravel Giordano de Lima Paz
Formação:
Doutor em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo – USP.
Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Graduado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8005664189286924.
Rony Márcio Cardoso Ferreira
Formação:
Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB.
Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Graduado em Letras - Habilitação Português/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4462445638743563.
Susylene Dias de Araujo
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Mestra em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974.
Volmir Cardoso Pereira
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Graduado em Letras – Português e Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4487640660005798.
Wellington Furtado Ramos
Formação:
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade de Brasília - UnB.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2232358510112890.
Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire
Formação:
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
Mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.
Especialista em Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Especialista em Met. Ens. Sup. pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN.
Graduada em Direito pela Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9937438186193830.
Dissertações