Letras (Campo Grande)

Projetos de Pesquisa

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

 

Nome do Projeto: Aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas: dialogando com a sociolinguística e a linguística aplicada

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: Este projeto tem por objetivo principal apresentar os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas, em diálogos com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, que vêm sendo pesquisados, discutidos, compilados e (co)construídos por mim e pelos meus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, monitores e acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores a este projeto. Por objetivos específicos buscarei promover, junto aos orientandos, o estudo, a leitura, o debate, a escrita de seus próprios textos, sobre as teorias que abrangem a noção de “língua”, pertinentes às minhas duas linhas de pesquisa: a Sociolinguística e a Linguística Aplicada; valorizar o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores sob minha orientação; e servir de aporte teórico para atuais e futuros estudos nas duas referidas áreas.

Coordenadora: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

Nome do Projeto: Núcleo de Estudos Bakhtinianos da UEMS

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa abarca reflexões, estudos e análises de textos em torno da apropriação da teoria do dialogismo do Círculo de Bakhtin no âmbito da chamada Análise Dialógica do Discurso (ADD). A perspectiva adotada é a do reconhecimento de que a recepção das obras do Círculo de Bakhtin, no que tange às reflexões sobre língua, linguagem, dialogismo, enunciação, interação, gêneros do discurso, entre outros, se dá, necessariamente, no contexto dos estudos do discurso. São contemplados, nessa abordagem, os corpora institucionalizados, tanto quanto os ordinários; os diferentes tipos de semiose dos textos contemporâneos (verbal, não verbal, verbo-visual, etc.); os observáveis da materialidade linguística para além de unidades semânticas, em direção de unidades maiores, como os gêneros do discurso; os papeis desempenhados pelo locutor e destinatário na co-construção do sentido, dentre outras questões pertinentes e prementes. Diante desse quadro, esta pesquisa se interessa por problemáticas relacionadas às diferentes esferas de atividade humana mediadas pela linguagem - no âmbito do discurso político, científico, literário, jornalístico, publicitário, escolar, nas redes sociais, entre outros -, em um viés teórico-epistemológico, analítico e aplicado (ensino e aprendizagem de gêneros discursivos).

Coordenadora: Aline Saddi Chaves

 

Nome do Projeto: A motivação toponímica: entrelaçamentos teórico-metodológicos

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto:  O topônimo, nessa perspectiva, é concebido como o amálgama resultante da relação entre homem-língua-ambiente-cultura. Dessa junção, entende-se que a geografia, a história, a cultura, as expectativas e a formação étnica do denominador, enfim, todo o universo físico e social de um grupo pode ser determinante no ato de nomear um lugar. O signo toponímico, enquanto elemento linguístico, incorpora sobremaneira aspectos da relação do homem com o meio circundante, o que remete à visão antropológica da linguagem de Sapir (1961, p. 44), ou seja, a tese de que o ambiente, tanto físico quanto social, revela-se no léxico da língua de uma comunidade. Nessa perspectiva, neste estágio pós-doutoral tem-se como objetivo estudar os topônimos, armazenados no banco de dados do projeto ATEMS (Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul), do estado de Mato Grosso do Sul, com vistas a analisar a relação estabelecida entre o designativo e a projeção humana nele simbolizado, com vistas a ampliar as discussões a respeito dos modelos de categorias semânticas teórico-metodológicos descritos na Toponímia pelos variados estudiosos do assunto no Brasil e no exterior. Nesse aspecto, espera-se que na finalização do estudo possa ser possível proporcionar um novo olhar de descrição e sistematização semântica de topônimos à comunidade acadêmica.

Coordenadora: Ana Paula Tribesse Patrício Dargel

 

Nome do Projeto: UEMS na Rota/Corredor Bioceânico

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2020

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa busca contemplar de maneira inter/multi/transdisciplinar cinco eixostemáticos - Direito, Inovação e Integração; Educação, cultura e impactos sociais; Turismo, Gestão e sustentabilidade; Saúde e Fronteira e Território, negócios e transporte - relacionados o corredor Bioceânico. O projeto tem por objetivo geral promover pesquisas que darão suporte a implementação do corredor Bioceânico por intermédio de um programa institucional da UEMS. O enfoque metodológico pauta-se em perspectivas qualitativas e quantitativas para contemplar as diversidades dos contextos e das áreas do conhecimento. As pesquisas possuem em comum os estudos que abarcam o território do corredor Bioceânico dos quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) de acordo com as especificidades do enfoque de cada pesquisador. A fundamentação teórica é ampla e atende as especificidades da cada área do conhecimento envolvida.

Coordenador: Antonio Carlos Santana de Souza

 

 

Nome do Projeto: Diversidade e variação linguística em Mato Grosso - DIVALIMT

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: Nesta projeto de pesquisa, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, objetivamos refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Mato Grosso e sintetizar resultados de pesquisa geo-sociolinguísticas em áreas geográficas mato-grossenses distintas, assim como em temáticas também distintas. Para tanto, por meio deste projeto piloto, buscaremos observar o comportamento linguístico regional e compor um banco de dados on-line, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias, crenças, atitudes linguísticas, incorporação de anglicismos e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. Com relação aos recursos teórico-metodológicos e estruturais a serem explorados, partir-se-á, fundamentalmente, dos vieses fonético/fonológico, morfossintático, pragmático e semântico-lexical, aos quais se pretende lançar olhar sobre marcas como ?r? em início e final de sílabas, marcadores discursivos, sequenciais e interacionais, apreendidos na fala, e ainda outros elementos que permitam identificar o estado de variação linguística nas comunidades locais, que se apresentam “plurilinguísticas” e multidialetais. Sendo assim, o presente projeto pretende apresentar, para a comunidade científica e para a população desta região brasileira, um pouco mais da riqueza linguística em terras do Centro-Oeste, mais especificamente, no Estado de Mato Grosso, propiciando a ampliação do conhecimento acerca da identidade linguística e sociocultural deste espaço geográfico.

Coordenador: Antonio Carlos Santana de Souza

 

 

Nome do Projeto: Expansão do acervo lexical do português brasileiro influenciada pelas redes sociais: inconformidade gráfica da norma padrão da língua refletida em produções textuais de alunos de escolas públicas de Dourados -MS (COM RECURSO FINANCEIRO DA UEMS)

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2020

Descrição do projeto: É do conhecimento de todos que o sistema linguístico do português brasileiro possui facilidade flexionais devido à sua origem latina, fato que leva à observância de que o idioma proporciona criação de novas palavras, os chamados neologismos e contrações de outros vocábulos, para atender às necessidades dos falantes no processo da comunicação linguística Labov (2008). Considerando que as redes sociais podem influenciar no desenvolvimento da escrita e até levar o internauta a se desvirtuar da norma padrão da língua, uma vez que o ciberespaço permite o uso de códigos como: abreviaturas, digressões, criação de novas palavras, Levy (2009/2000), é que propusemos este estudo para conscientizar os estudantes acerca do uso da língua em ambiente formal (produção textual) e ambiente digital (internet) e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem. Para sua execução, o estudo conta com pressupostos teóricos de estudiosos do léxico como: Isquerdo (2001) e Biderman (2001), de criações de novas palavras/neologismos como: Alves (2002/1990) e Carvalho (1989), do estudo da norma padrão da língua como: Bechara (2009), da linguística textual como: Koch e Elias (2007), Guimaraes (2013) e Marcuschi (2011/2008) e da variação e mudança linguística como: Bagno (2008), Bortoni-Ricardo (2004) e Bueno e Silva (2012). Metodologicamente, o estudo é de natureza bibliográfica e aplicada, pois analisará textos produzidos por alunos de várias séries para verificar o efeito de sentido do uso das novas lexias na aprendizagem da língua.

Coordenadora: Elza Sabino da Silva Bueno

 

 

Nome do Projeto: Variação linguística: influências do contato de três línguas faladas na fronteira, refletidas no discurso das personagens em “Contos Crioulos” de Hélio Serejo (COM RECURSO FINANCEIRO DO CNPq)

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2020

Descrição do projeto: Na obra Contos Crioulos de Hélio Serejo, o leitor caminha por um mundo sem igual, tendo relatos e descrições que o levam ao universo do ervateiro, universo do homem simples e trabalhador (SEREJO, 1998). Assim, pensando nesse universo fronteiriço, o presente estudo abordar o uso de expressões criadas a partir do contato linguístico do português, guarani e espanhol falados em espaço fronteiriço, onde as culturas e os costumes são híbridos, se interlaçam e se fundem formando um “dialeto” regional, usado pelas pessoas que integram a comunidade local. Lembrando que esse “dialeto” é falado, tanto por pessoas simples como por afortunados, no sentido de mostrar a formação dessa cultura que caracteriza o povo sul-mato-grossense expressa pelo escritor Hélio Serejo em suas obras. metodologicamente, o estudo é de natureza bibliográfica e relata fatos narrados por Serejo sobres costumes, cultura e a hábitos da língua local. Para embasamento teórico, contamos com estudiosos dos estudos da linguagem como: Labov (2008), Bueno e Silva (2012), Hall (2016), Maia (2002), Saussure (2006), Serejo (1998), Souza (2015), Sturza (2004), Tarallo (2007) e outros.

Coordenadora: Elza Sabino da Silva Bueno

 

 

Nome do Projeto: Reflexão sociolinguística sobre o uso de metaplasmos na fala espontânea de alunos da EJA

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: Neste trabalho nos propomos a levantar, refletir e discutir o uso de metaplasmos presentes na fala espontânea de alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) do município de Dourados–MS, pois é sabido que a Educação de Jovens e Adultos recebe uma visibilidade elementar em relação às demais modalidades de ensino regular. Dessa forma, intencionamos descrever como esses fenômenos, os metaplasmos, acontecem, uma vez que são oriundos da fala não monitorada, e quais são seus efeitos de sentido para o texto oral; pretendemos ainda, refletir acerca da escolarização dos alunos da EJA, entender essa Educação de Jovens e Adultos e qual sua influência na oralidade dos alunos selecionados; buscamos analisar e refletir acerca dos metaplasmos presentes na fala dos alunos selecionados da EJA e, por fim, tencionamos construir algumas propostas aos professores de Língua Portuguesa para que possam trabalhar com a pesquisa Sociolinguística em sala de aula, seja na educação regular ou em outras modalidades de ensino. Assim, adotamos para essa pesquisa os estudos em Sociolinguística proposto por Marcos Bagno (2012), Stela Maris Bortoni-Ricardo (2004), Ataliba de Castilho (2016), Maria Cecília Mollica (2015), Fernando Tarallo (2007); as gramáticas históricas de Dolores de Carvalho (1984) e Ismael Coutinho (1979) e ainda, tomamos por empréstimos os conhecimentos de José Mário Botelho (1993) e de Paul Teyssier (1987) sobre as transformações dos metaplasmos contemporâneos e o estudo e consulta às plataformas de educação e dos PCN acerca da teoria da educação em geral e especificamente da EJA.

Coordenadora: Elza Sabino da Silva Bueno

 

 

 

Nome do Projeto: Português como Língua de Acolhimento e Fluxos Migratórios: experiências de ensino e aprendizagem no Mato Grosso do Sul

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que se estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intrincado ao pensarmos nas experiências de ensino e aprendizagem de novas línguas por migrantes e refugiados. Com base nessa suposição, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de língua-cultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguístico-cultural de migrantes e refugiados no estado de Mato Grosso do Sul. O projeto propõe ainda discutir o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendiz e a nova língua. Desse modo, o professor, o planejamento e o material didático constituem elementos-chave do processo de ensino e aprendizagem, como também a ressignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.

Coordenador: João Fábio Sanches Silva

 

 

Nome do Projeto: Língua de Acolhimento, Investimentos e Comunidades Imaginadas: um diálogo pertinente

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2017

Descrição do projeto: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intricado ao pensarmos nas experiências de aprendizagem e uso de línguas por imigrantes em situação de refúgio. Com base nessa suposição, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como os conceitos de Investimento e Comunidades Imaginadas podem ser expandidos na perspectiva da literatura nacional de Linguística Aplicada, a partir dos estudos do conceito de Língua de Acolhimento, conduzindo um estudo do referencial teórico-analítico de pesquisadores que têm voltado suas pesquisas ao estudo dos conceitos mencionados. As ações vinculadas a esse projeto buscam favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de língua cultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguístico cultural de imigrantes em situação de refúgio na cidade de Campo Grande, MS. O projeto propõe apresentar uma revisão sobre o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendente e língua, e estabelecer condições necessárias para que esse aprendente comece a investir nas práticas da nova língua e a interpretá-la como elemento de mediação entre ele e a sociedade anfitriã. Desse modo, o professor, o planejamento e o material didático constituem elementos-chave do processo de ensino-aprendizagem, como também a ressignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.

Coordenador: João Fábio Sanches Silva

 

 

Nome do Projeto: Discurso sobre Identidade do Professor de Língua Portuguesa : tensão nas redes de memória

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: A proposta deste projeto é analisar o discurso sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. A pesquisa se organiza em dois eixos de reflexão/análise: o primeiro diz respeito a construção da identidade de professor, como ela se constitui desde o ingresso no curso superior, quais condições de produção dos discursos apresentam certa regularidade na inscrição desse espaço, e como acontece nele a constituição do efeito de identificação. O outro ponto importante a ressaltar refere-se ao professor de Língua Portuguesa, condição que exclui outras possibilidades de inscrição em um outro espaço disciplinar. Neste sentido, é importante compreender o funcionamento do efeito de sentido da língua e como a prática de ensino dela produz sobre o professor. Neste aspecto, a proposta de reflexão/análise tem como ponto de referência a escuta discursiva do cotidiano. “Ouvir” o discurso do professor nesse “intervalo” entre as formações imaginárias e as práticas discursivas da posição sujeito de professor e professor de língua portuguesa. Ainda um outro aspecto significativo da pesquisa é analisar como o professor de Língua Portuguesa significa o espaço escolar e como é ele é também significado por ele no jogo das identidades.

Coordenador: Marlon Leal Rodrigues

 

 

Nome do Projeto: História em quadrinhos em sala de aula: observações sobre o uso da nona arte nos livros didáticos na comunidade remanescente quilombola Furnas do Dionísio

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: A presente pesquisa tem o objetivo de refletir acerca do ensino da língua portuguesa por meio de histórias em quadrinhos, com o suporte teórico-metodológico da teoria da variação linguística ou sociolinguística laboviana (LABOV, 2008) na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Comunidade Quilombola Remanescente de Furnas do Dionisio, MS. Esse trabalho investiga em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Lei nº 9.394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que citam as histórias em quadrinhos como gênero textual em sala de aula, bem como as observações sobre a variação linguística existente no português do Brasil. Diante disso, pretende-se refletir sobre o impacto da legislação que delimita o percurso teórico para o ensino da disciplina língua portuguesa, porque a reflexão acerca de da língua se dá como sistema linguístico e como decisões políticas e culturais. Nesse sentido, pelo ensino de língua portuguesa perpassam as variações linguísticas encontradas no território brasileiro, os dialetos, as adaptações do falante ao ouvinte e o planejamento linguístico da língua à situação de comunicação. Compreende-se que o planejamento linguístico gera formas linguísticas de prestígio. Por conseguinte, a existência do conceito de certo e errado acarreta preconceito linguístico (BAGNO, 2007). Mollica (2010) afirma que em toda língua existe uma variante com mais prestígio do que outras.

Coordenador: Nataniel dos Santos Gomes

 

 

Nome do Projeto: Os elementos messiânicos do Superman e a intertextualidade com o Apocalipse na graphic novel Reino do Amanhã: uma análise a partir das multisemioses

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: Aqueles que, uma década antes, sentiram o peso da maior e mais fundamental falha do Superman, sua incapacidade de se ver como a inspiração que é.” (Reino do Amanhã) É a partir dessa citação que gira a história de Reino do Amanhã, uma graphic novel que resgata os heróis clássicos da DC Comics, no momento em que o mercado editorial buscava histórias cheias de violência e com personagens visualmente grandiosos, mas com histórias pueris. A história narra a ocasião em que, após o Superman ter decidido abandonar sua vocação como herói e salvador da humanidade, a sociedade entra em crise, esperando pela sua volta. A narrativa faz uma intertextualidade com o livro de Apocalipse, escrito por São João, em que a figura do Superman é apresentada como o messias da fé cristã, pano de fundo da criação do super-herói e é explorado ao extremo nessa história. Esses e outros elementos são resgatados e amplamente utilizados na história em questão, e serão analisados sob a perspectiva das multissemioses para os que sentidos fossem interpretados, comparados, ressignificados, conforme Barbosa (2018), fazendo a intertextualidade com o livro cristão do Apocalipse.

Coordenadora: Nataniel dos Santos Gomes

 

 

Nome do Projeto: Memorias de professores :diálogos sobre o letramento e o ensino da língua portuguesa ETAPA II

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto:  Os Estudos de Letramentos (EL) /Muliletramento (ML) e os de Ensino apontam para um avanço aos estudos e pesquisas preocupadas em investigar questões relacionadas ao letramento. Assim o objetivo desta pesquisa é analisar a maneira como o sujeito viabiliza as modalidades orais e escrita da língua por meio de narrativas de professores, com o intento de delinear os perfis socioculturais de letramento destes sujeitos. Os sujeitos são alunos/professores da pós-graduação Profletras e alunos/professores do ensino básico das Escolas públicas de Mato Grosso do Sul /MS. A fundamentação teórica está ancorada nos Estudos do Letrament/ Multiletramento, que tem proporcionado investigações voltadas para as práticas sociais e culturais de usos oral e escrito em diferentes contextos e são representadas pelos autores como: Street ( 2003, 2004), Kleiman (1995, 2003,), Kleiman e Matencio (orgs) (2005), Rojo&Moura (2012), Bortoni-Ricardo et al (2010), entre outros. A abordagem teórica metodológica da pesquisa autobiográfica representadas por Josso (2004, 2010), Nóvoa (2010), Nóvoa e Finger (2010), Passeggi e Souza (2008), Souza (2006,2008) constituirá o método para construção do corpus, ou seja, as narrativas de histórias de letramento da língua portuguesa. Para análises adotar-se á a linha de pesquisa qualitativa e interpretativa (MINAYO, 1998; MOITA LOPES, 1994) e da contribuição da análise de Conteúdo de Bardin (2011). Espera se que as reflexões críticas oriundas desta pesquisa possam orientar para elaboração de projetos sob o viés dos Estudos do Letramento e da Linguística Aplicada, com ênfase na área de formação de professores de Língua Portuguesa.

Coordenadora: Neide Araujo Castilho Teno

 

Nome do Projeto: Marcas fronteiriças e de oralidade, como identidade sociocultural do falante, em obras do escritor Sul-mato-grossense Hélio Serejo

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2017

Descrição do projeto: O presente estudo pretende observar, descrever e analisar marcas orais e fronteiriças de oralidade nas obras Contos Crioulos, Caraí Ervateiro e Balaio de Bugre do escritor Sul-mato-grossense Hélio Serejo, como interface de línguas em contato, para verificar o efeito de sentido causado por essas marcas nas referidas obras e analisar expressões fronteiriças que comprovem o contato linguístico como marcas da identidade sociocultural do falante. Para execução da pesquisa algumas etapas são necessárias: 1) aquisição das obras mencionadas, em que aspectos de crioulização transcendem e mergulham no mundo dos ervais, pois estas são imbuídas de gêneros variados: crônicas, relato histórico, comentários, poesias, contos, folclore, crítica literária, provérbios, orações, crendices, ditos populares, palestras, verbetes sobre hábitos, alimentação, superstições e outro assuntos que caracterizam a cultura do homem simples e as marcas sociais e culturais próprias da região, além de representação literária de hibridismo cultural, 2) análise do material linguístico coletado, uma vez que, de Balaio de Bugre emerge o homem comum e simples, fruto da história de vida do ?novo povo? no pós-guerra do Paraguai, em que é possível levantar diferentes fenômenos linguísticos variáveis característicos do falar local influenciado pelas línguas em contato (estrangeiras e/ou as línguas indígenas faladas na região), 3) para embasamento teórico serão consultados estudiosos da área como: Koch e Elias (2017), Bueno e Silva (2012), Bagno (2007), Marcuschi (2007/2011), Tarallo (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Teno (2003), Serejo (2008/1998/1992/1990), Preti (2003/1996/19903), Koch (1998), Hall (1996) e outros.

Coordenadora: Neide Araujo Castilho Teno

 

 

Nome do Projeto: Migrantes, refugiados e apátridas nas fronteiras de Mato Grosso do Sul: sujeitos e sentidos no discurso da mídia

Linha de pesquisa: Língua, Discurso e Sociedade

Ano de Início: 2020

Descrição do projeto: O projeto trata do discurso, instaurado pela mídia, do/sobre o sujeito migrante, refugiado e apátrida que atravessou as fronteiras do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir dos anos 2000. Embora os deslocamentos humanos façam parte da história da humanidade, no século XXI as migrações internacionais passaram à ótica de problema social, alimentando na sociedade civil dos países que recebem migrantes sentimentos de xenofobia e segregação aos que chegam. A partir dessas condições de produção, este estudo tem o objetivo de investigar as práticas discursivas instauradas pela mídia, nacional e internacional, na fabricação discursiva das identidades desses sujeitos. O projeto insere-se no desafio de compreender os mecanismos de produção dos discursos midiáticos, como produtos de complexas relações sociais em que se verifica o embate de forças. Neste aspecto, é importante compreender os efeitos de sentido instaurados nas discursividades da mídia como produtos de posições-sujeito (PS) com as quais os enunciadores se identificam a partir da formação discursiva (FD) que os domina. O corpus de pesquisa será constituído por sequências discursivas (SD) recortadas de arquivos midiáticos do gênero reportagem, coletados da imprensa brasileira e internacional, que apresentem relevância para este trabalho. As sequências serão analisadas pelo viés da Análise do Discurso (AD), a partir da voz teórica de Michel Pêcheux. Os procedimentos metodológicos referem-se ao proposto por Pêcheux, Courtine e Orlandi que sugerem uma sequência de operações para a compreensão dos processos discursivos, baseada em tomadas de posição por parte do analista.

Coordenadora: Rosemere de Almeida Aguero

 

 

Nome do Projeto: Observatório de Internacionalização da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: A presente proposta caracteriza-se como um projeto de inovação de pesquisa em rede envolvendo todas as universidades pertencentes ao CRIE de Mato Grosso do Sul (UEMS, UFMS, IFMS, UCDB, UNIDERP), bem como as universidades do exterior - Argentina, Chile e Paraguai, com apoio do Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty. O estudo tem por objetivo articular ações entre as universidades brasileiras pertencentes ao CRIE e as universidades do Paraguai, Chile e Argentina. Mais especificamente, a pesquisa visa mapear as potencialidades de internacionalização no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão das Universidades participantes a Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana. Trata-se de uma ação inédita de articulação para o desenvolvimento de países da América Latina a partir da declaração presidencial dos quatro países integrantes da Rota de Integração Latino Americana (RILA) em Brasília em 2017. Nesse ato, foram criados três grupos de trabalho envolvendo os setores governamentais, empresariais e a rede universitária. O ineditismo da ação também se traduz pelo protagonismo das universidades sul-mato-grossenses em dar apoio técnico científico no intuito de planejar ações que enfoquem questões econômicas, sociais e de desenvolmento local. A pesquisa possui caráter exploratório e com características da epistemologia da emergência e da perspectiva rizomática.

Coordenador: Ruberval Franco Maciel

 

 

Nome do Projeto: Letramento crítico em Saúde: diálogos transdiciplinares entre linguagem, educação e saúde

Linha de pesquisa: Linguística Aplicada

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: A presente projeto busca investigar, a partir de uma perspetiva transciplinar, de que maneira os sentidos são produzidos e ressignificados por intermédio da linguagem multimodal na interação entre acadêmicos de medicina e usuários de unidades básicas da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características da Epistemologia da Emergência (Summerville, 2007; Maciel, 2016) e da perspectiva rizmática (Deleuze e Guatari, 1985, Maciel e Ono, 2018) como visão metodológica. A fundamentação teórica de forma inter/transdiciplinar se pautará nos estudos sobre multiletramentos e letramentos críticos em diálogo com a área da linguística aplicada, educação e saúde. Para tanto, participam dessa pesquisa, linguistas aplicados do curso de letras e do curso de medicina, médicos e enfermeiros e acadêmicos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano. Busca-se, com esse, expandir os estudos emergentes na área da linguagem, mais especificamente, sobre letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, ressigficados para letramento crítico da saúde.

Coordenador: Ruberval Franco Maciel

 

 

ESTUDOS LITERÁRIOS

 

Nome do Projeto: Estéticas do Real e da Violência nas narrativas Latino-americanas

Linha de Pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto:  Este projeto de pesquisa propõe analisar as representações do real e da violência em narrativas literárias da América Latina. Compreendemos a literatura latino-americana como uma síntese de todo processo de formação da própria América Latina, processo este que, para além de rico em culturas diversas de povos distintos, é marcado por sofrimentos, crueldades e violências das mais diversas. O objetivo do projeto é analisar as literaturas da América Latina a partir da problemática da representação do real e do processo histórico violento pelo qual o subcontinente passou. Xavier Crettiez (2009), afirma que definir a violência como um conjunto de temas e feitos que se assemelham facilmente é impossível, pois a violência se apresenta das mais múltiplas formas. Tais formas variadas estão representadas, de alguma forma, mas diversas literaturas que compõe o cenário literário da América Latina. Contudo, pensamos também, a partir das afirmações de Maria Teresa Gramuglio em Império Realista (2002), quando afirma, à luz de Bakhtin, que a representação do real é uma atitude que perpassa diversas literaturas e atravessa os séculos com o intuito de atravessar e aproximar a representação daquilo que, de alguma forma é vivido pela sociedade. Assim não concebemos o realismo na literatura como mera temática que perpassa uma obra. O buscamos compreender realismo, assim como a violência, como aparatos estéticos da obra literária. Aqui procuramos uma relação estética entre a violência que compõe as sociedades da América Latina e a representação do real na Literatura.

Coordenador: Andre Rezende Benatti

 

 

Nome do Projeto: Estudos comparados: a decadência em Fogo morto e O estaleiro

Linha de pesquisa: Poéticas da Modernidade

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: O projeto de pesquisa centra-se no estudo comparativo das obras Fogo morto (1970), do brasileiro José Lins do Rego e O estaleiro (2009), do uruguaio Juan Carlos Onetti, partindo da premissa que esses dois romances tratam da temática da decadência. No primeiro caso, ocorre a decadência de um engenho de cana-de-açúcar e no segundo, de um estaleiro. A ruína que se verifica em relação ao espaço atinge também os personagens, ou seja, tanto os edifícios (engenho e estaleiro) quanto os seres que os habitam degradam-se, perdem o viço e são paulatinamente destruídos pela ação do tempo. Portanto, visa-se aproximar as narrativas de dois autores que produziram textos ficcionais extremamente importantes para a literatura contemporânea e explorar, comparativamente, os elementos de sua construção, identificando semelhanças e diferenças, no intuito de estabelecer um diálogo entre a literatura brasileira e a uruguaia.

Coordenador: Altamir Botoso

 

 

Nome do Projeto: Organização e manutenção do Acervo bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: Maria da Glória Sá Rosa foi umas das principais intelectuais do Estado de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras e fundadora da Aliança Francesa, a professora foi pioneira na educação do Estado (a primeira professora licenciada e registrada em carteira de trabalho em Campo Grande - MS), tendo desenvolvido uma carreira de variadas publicações referentes aos universos literários e artísticos em Mato Grosso do Sul. Sua biblioteca, doada à UEMS em 2017, foi uma referência para os intelectuais do Estado, possuindo obras raras da literatura e da história sul-mato-grossense, bem como obras em várias línguas (inglês, francês, espanhol), além de fitas cassetes, DVDs, VHSs, CDs, entre outras mídias, em grande parte parte referentes á cultura sul-mato-grossense. O Projeto Organização e Manutenção do Acervo Literário e Bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa busca a organização, sob forma de um banco de dados, do acervo literário e bibliográfico da autora sul-matogrossense. Por meio de procedimentos básicos para o armazenamento do material que o constitui, trabalha-se no sentido de organizar a coleção de originais, visando a atividades de pesquisa, que devem promover a produção de artigos, ensaios, dissertações e teses - estratégia determinante para a preservação da riqueza cultural do acervo e a sua consequente divulgação.

Coordenador: Daniel Abrão

 

 

Nome do Projeto: A participação de Aníbal Machado em obras coletivas do século XX

Linha de pesquisa: Poéticas da Modernidade

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: Antes de publicar seu primeiro livro, Vila feliz, Aníbal Machado participou de duas obras ficcionais coletivas. Ainda residindo em Belo Horizonte-MG, escreveu parte da novela O capote do guarda, que foi publicada em jornal no início dos anos 1920, e nunca recebeu uma edição em livro. Depois, vivendo no Rio de Janeiro, participou do romance Brandão entre o mar e o amor juntamente com os escritores Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado. O objetivo desta pesquisa é estudar as duas obras escritas coletivas, observando-se especialmente o universo de Aníbal Machado. Cabe ressaltar que se tratam de obras pouco estudadas, mas importantes para a compreensão não só do universo ficcional do escritor mineiro, mas de dois momentos importantes do Modernismo brasileiro.

Coordenador: Marcos Vinícius Teixeira

 

 

Nome do Projeto: Literatura e Psicanálise: a estratégia interdisciplinar

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2019

Descrição do projeto: O Projeto Literatura e Psicanálise: a estratégia interdisciplinar pode assim anunciar seus objetivos, particularmente na proposta de construção de uma reflexão teórico-crítica acerca das relações entre literatura e psicanálise, com vistas a evidenciar não apenas o trânsito do literário para o psicanalítico mas também desse ao primeiro. Tal proposta de reflexão, a ser elaborada sob a perspectiva da Literatura Comparada, pretende contribuir para as discussões de/sobre a Literatura Comparada, principalmente em seu caráter interdisciplinar. Reconhecemos, então, que a estratégia interdisciplinar, considerando aqui não apenas as possibilidades para as quais esta se abre mas também para os limites que devem ser observados ao se colocar em diálogo diferentes disciplinas, pode ser uma via para se ler e interpretar os textos literários a partir da intersecção entre Literatura e Psicanálise. Dentro dessa pauta, registramos que, para o desenvolvimento desse PP, nos voltaremos para as contribuições da teoria e crítica literária bem como da psicanálise com vistas a analisar o jogo verbal, empreendido pela literatura (marcado pelos constantes deslizes de sentidos), buscando nele identificar as estratégias linguísticas utilizadas em sua criação, as linhas de força que o constituem e os valores simbólicos que o singularizam.

Coordenador: Neurivaldo Campos Pedroso Junior

 

 

Nome do Projeto: Estudos de narrativas literomidiáticas contemporâneas

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: O projeto propõe o estudo de narrativas literomidiáticas contemporâneas, principalmente orientais, sob o prisma de sua indissociabilidade estético-ideológica. De par com projetos de Iniciação Científica específicos, serão estudadas as obras (mangás, animes e/ou doramas) Tokyo Ghoul, Descendants of the Sun, Sword Art Online, Strong Girl Bong-soon, Black Buster e W-Two Words.

Coordenador: Ravel Giordano de Lima Faria Paz

 

 

Nome do Projeto: Arqueologia do Conto na Literatura de Mato Grosso do Sul

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: Nossa proposta concentra-se na configuração do conto, gênero breve e condensado, a partir de sua conceituação e enfoque histórico e na avaliação dos critérios da crítica literária que acentuam sua variedade temática e multiplicidade e na busca de novos pontos de vista críticos que apontem para uma possível revisão de conceitos. Como enfoque principal, a pesquisa busca caminhos para tornar compreensível a realização do conto em Mato Grosso do Sul e, a partir dos exemplares selecionados, observar a tradição na qual nossos expoentes se inserem e de que forma se encaminham para critérios mais modernos a partir de levantamento e análise de seus principais representantes no século XX até o os primeiros anos do século XXI.

Coordenadora: Susylene Dias de Araujo

 

 

Nome do Projeto: A representação da cultura indígena no brasil na obra “Lendas e mitos dos índios brasileiros” (1999) de Waldemar de Andrade e Silva.

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo fazer uma análise das características discursivas do gênero lenda a partir do estudo das lendas amazônicas citadas na obra selecionada de Walde-Mar de Andrade e Silva, intitulada: ?Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros (1999)?, além de fazer refletir-se sobre as possibilidades histórico-cultural dos indígenas podendo contribuir para a valorização da cultura indígena junto aos profissionais da educação que buscam, por meio da leitura, construir e compartilhar conhecimento entre os alunos na sala de aula, aproximando-os da diversidade cultural existente em nosso país. Essa pesquisa configura-se como uma tentativa de fornecer embasamento teórico sobre o gênero lenda, necessário para se encontrar soluções didáticas, dando possibilidades de se trabalhar em sala de aula tanto a questão do gênero em si quanto com o tema da pluralidade/diversidade cultural. Possibilitando a discussão sobre as questões relativas ao enraizamento/desenraizamento do ser humano na sala de aula.

Coordenadora: Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire

 

 

Nome do Projeto: O escritor Hélio Serejo: um estudo das diversas fronteiras da/na literatura sul-mato-grossense

Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural

Ano de Início: 2018

Descrição do projeto: O objetivo desse trabalho volta-se para o estudo e análise da representação da fronteira na obra: 'Pelas Orilhas da Fronteira...' do escritor regionalista sul-mato-grossense da fronteira Brasil - Paraguai Hélio Serejo, que é o lugar geoistórico para o qual o escritor se volta durante toda sua produção literária. Essa obra de Serejo é fruto do seu olhar atento sobre a realidade, retratando as condições históricas da fronteira Brasil/Paraguai do pós-guerra do Paraguai e o desenvolvimento econômico da região. Principalmente, para as produções culturais periféricas, tendo por fundamentação uma visada epistemológica específica dos locais geoistóricos, tanto no tocante aos loci das próprias produções, quanto do lócus de onde o intelectual erige seu discurso crítico. Reflexão essa que se apoia em teoria e noções que são de interesse da literatura comparada, como o processo de transculturação na América Latina, a intertextualidade, a descolonização cultural e o hibridismo cultural e literário. Fundamenta-se esse estudo nas contribuições de Walter Mignolo, em sua obra intitulada: ?Histórias locais/ Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar? (2003), e nos estudos sobre identidade e literatura sul-mato-grossense. Destacando assim as novas culturas criadas nas regiões de intensa mistura e/ou espaços de fronteira. As produções literárias e artísticas que surgem dos cruzamentos étnicos, raciais e culturais criando novos horizontes para as questões sobre hibridismo na fronteira. Abordando os novos conceitos e ressaltando os processos de híbrido/hibridizacao ou hibridismo em substituição de categorias uniformes e antigas. Por meio dessa obra ressalta-se, sobretudo que a literatura sul-mato-grossense encontra-se representada no cenário nacional, pois se tratae de histórias narradas por quem as vivenciou de perto. Através desse estudo pode-se enfatizar a presença da literatura e cultura sul-mato-grossense nas práticas em sala de aula. Além, das obras de Serejo serem um verdadeiro patrimônio cultural sobre a região da fronteira que cobre as terras sobre as quais se travou a Guerra do Paraguai.

Coordenadora: Zélia Ramona Nolasco dos Santos Freire

 

 


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