Letras (Campo Grande)
Banco de Teses e Dissertações
As dissertações de mestrado defendidas do PPGLetras e encaminhadas pelo discente para a Secretaria Acadêmica serão disponibilizadas no site da biblioteca da UEMS. O arquivo digital das dissertações poderá ser consultado pelo site da biblioteca: http://www.uems.br/biblioteca
Anexos:
- 2020 - “NO PORTUGUESE IN THE CLASS”: DISCUTINDO PRÁTICAS DE LINGUAGENS NO ENSINO BILÍNGUE
- 2022 - CAMELOT 3000: OBSERVAÇÕES SOBRE A REPRESENTAÇÃO RELIGIOSA
- 2022 - UNIÃO INESPERADA ENTRE O RISO E A MELANCOLIA: O HUMORISMO NAS NARRATIVAS DE ANÍBAL MACHADO
- 2022 - ESTUDO COMPARATIVO DO RELATO FANTÁSTICO NA LITERATURA E NO CINEMA, A PARTIR DAS OBRAS “A VOLT
- 2022 - A AREPA É FEITA DE MILHO E O CASABE, DE MACAXEIRA: UM ESTUDO SOBRE INTERCULTURALIDADE NAS AUL
- 2022 - DISCURSO AMBIENTAL NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM-TERRA – MST: CARTAS AO POVO BRAS
- 2022 - UMA ANÁLISE SOBRE A LINGUAGEM NAS TIRAS DO CAPIROTINHO DE GUILHERME INFANTE
- 2022 - SOB O SIGNO DO SOL NEGRO: MARCAS DA MELANCOLIA EM A DESUMANIZAÇÃO, DE VALTER HUGO MÃE
- 2020 - IDENTIDADE DO SUJEITO BILÍNGUE EM CONSTRUÇÃO: INTERFACES COM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA EM FOR
- 2020 - A LITERATURA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL (2002-2017): a produção,
- 2020 - O AVIÃO INVISÍVEL: A EXPRESSÃO POÉTICA NAS CRÔNICAS DE RAQUEL NAVEIRA
- 2020 - TRANSLINGUAGEM: UM LEVANTAMENTO DOS ESTUDOS BRASILEIROS
- 2020 - A AQUISIÇÃO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO NO NEPPE-UEMS: UM RETRATO DOS OBJETIVOS D
- 2020 - REPRESENTATIVIDADE DO NEGRO NAS HQS: ANÁLISE DA GRAPHIC NOVEL JEREMIAS - PELE NA PERSPECTIVA
- 2020 - ESTUDO DE NEOLOGISMOS A PARTIR DO GÊNERO DIGITAL MEME: CONTRIBUIÇÕES PARA A LEXICOLOGIA
- 2020 - IDAS E VINDAS ÀS ILHAS DE CABO VERDE: UMA LEITURA DE CONTOS SELECIONADOS EM CONTOS COM LAVAS,
- 2020 - AQUÁRIOS METAFÓRICOS EM AS PALAVRAS POUPADAS E VERÃO NO AQUÁRIO
- 2020 - ANÁLISE DO DISCURSO DOS PROFESSORES NEGROS DA UEMS
- 2020 - DISCURSO OFICIAL E DISCURSO ORDINÁRIO: TECENDO SENTIDOS SOBRE O NEGRO NA REDE SOCIAL FACEBOOK
- 2021 - REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ROSARIO TIJERAS, DE JORGE FRANCO
- 2021 - PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – ESCOLA DA AUTO
- 2021 - A HIBRIDAÇÃO E A INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E PARAGUAI: UM OLHAR POR MEIO DOS MOVIME
- 2021 - EMPREGO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 2021 - A HERANÇA AFRICANA NA LÍNGUA PORTUGUESA CANTADA POR LUIZ GONZAGA EM NÍVEIS FONÉTICO-FONOLÓGIC
- 2021 - ENTRE O SIMBOLISMO E O MODERNISMO: A POÉTICA DE AGENOR BARBOSA
- 2021 - LITERATURA E MEMÓRIA CULTURAL EM CAMALOTES E GUAVIRAIS, DE ULISSES SERRA
- 2021 - TRIPLA RESISTÊNCIA: MULHERES DO/NO RAP NACIONAL
- 2021 - AS METAMORFOSES DE JOYCE: O LABIRINTO E OUTROS SÍMBOLOS NA OBRA UM RETRATO DO ARTISTA QUANDO
- 2021 - USO DE METAPLASMOS NA FALA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO REGULAR E INTEGRADO: UMA REFLEXÃO SOCIOL
- 2021 - GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LEITURA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
- 2021 - DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE: A ROTA BIOCEÂNICA NO FORMATO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
- 2021 - DIÁLOGOS ENTRE FICÇÃO E HISTÓRIA NAS NARRATIVAS DE HISTÓRIAS BRASILEIRAS (1874) DO VISCONDE D
- 2021 - O SERMÃO DO MONTE (MATEUS 5 -7): MUDANÇAS SINTÁTICAS NA TRADUÇÃO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA
- 2021 - EFEITOS DE PRESENÇA EM SANGUÍNEA, DE FABIANO CALIXTO: UMA LEITURA ANALÓGICA
- 2021 - AS REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DO SUJEITO FEMININO EM SETE DISCURSOS IMAGÉTICOS: CONDIÇÕES DE
- 2021 - O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO E O ENSINO DE GRAMÁTICAS
- 2021 - DISCURSIVIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO TRABALHO
- 2021 - A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS QUADRINHOS DIGITAIS DO PERSONAGEM ARMANDINHO: A CULTURA DA PARTIC
- 2021 - SUPERMAN E A SEMIÓTICA: ENTENDENDO A LINGUAGEM MESSIÂNICA DO PRIMEIRO SUPER-HERÓI DOS QUADRIN
- 2021 - CRÍTICA SOCIAL NA OBRA PROSA RUDE DE HÉLIO SEREJO
- 2021 - A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA I
- 2021 - O MEME COMO GÊNERO CIBORGUE: UMA ANÁLISE PÓS-HUMANISTA DA PÁGINA HISTÓRIA NO PAINT NA REDE SO
- 2020 - ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS “ESTUDO DIRIGIDO DE PORTUGUÊS” (1972) E “PROJETO TELÁRIS – PORTU
- 2020 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: AS ATITUDES LINGUÍSTICAS NA FALA DOS MIGRANTES DE COSTA RICA
- 2020 - ASPECTOS DO FANTÁSTICO EM MILTON, DE WILLIAM BLAKE
- 2019. MIGUEL HERNÁNDEZ: GENEALOGIA E RECEPÇÃO CRÍTICA BRASILEIRA DA POESIA SOCIAL DO VATE DE ORIHUEL
- 2019. O DIÁLOGO COLABORATIVO ENTRE TEXTO E ILUSTRAÇÃO XILOGRÁFICA EM O LAGARTO DE JOSÉ SARAMAGO
- 2019. A ALDEIA LAGOINHA E SUAS ATITUDES LINGUÍSTICAS FRENTE AO BILINGUÍSMO ENTRE AS LÍNGUAS TERENA E
- 2019. NARRATIVAS DE VIDA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DE BELA VISTA-MS: PROCESSO DE FORMAÇÃO
- 2019. IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO USO DE GÍRIA NO VIÉS DA SOCIOLINGUÍSTICA
- 2019. APROXIMAÇÕES ENTRE LIVRO SOBRE NADA E O LIVRO DAS IGNORÃÇAS: MANOEL DE BARROS E A DESRAZÃO
- 2019. A LÍNGUA ALEMÃ EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA TERENA EM MATO GROSSO DO SUL: BILINGUISMO E ENSINO/A
- 2019. A TOPONÍMIA URBANA DA REGIÃO DO ANHADUIZINHO DE CAMPO GRANDE MS - UM ESTUDO ETNOLINGUÍSTICO
- 2019. ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O PROJETO FLORESTINHA - FAMÍLIA E EX-INTEGRANTES
- 2019. ANÁLISE DOS ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS NA FALA DO HOMEM PANTANEIRO
- 2019. PLAC - PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO - IDENTIDADE, INVESTIMENTO, URGÊNCIA E AFETIVIDADE
- 2019. TRABALHO INFANTIL - O DISCURSO SOBRE A FORMALIZAÇÃO COM SENTIDO DE CONTRATO DE TRABALHO
- 2019. UM ESTUDO DA LÍRICA EM DEVANEIOS DE LUIZ FEITOSA RODRIGUES
- 2019. A RAINHA DO IGNOTO DE EMILIA FREITAS
- 2019 A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGES MASCULINAS E CONTOS SELECIONADOS DE JOSEFINA PLÁ
- 2019. A VIOLÊNCIA COMO TEMÁTICA EM CONTOS SELECIONADOS DE AUGUSTO CÉSAR PROENÇA
- 2019. ASPECTOS AUTOBIOGRÁFICOS E REGIONAIS NA LITERATURA DE LINO VILLACHÁ
- 2019. AUTORRETRATO - DIÁLOGOS ENTRE MANUEL BANDEIRA E ROSANA RICALDE
- 2019. BELEZA E DIVERSIDADE - A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
- 2019. COCONSTRUÇÕES RIZOMÁTICAS DO CONHECIMENTO DE INGLÊS ACADÊMICO EM UM CURSO DE MEDICINA
- 2019. CONTATO ENTRE LÍNGUAS NA TRÍPLICE FRONTEIRA BRASIL, COLÔMBIA E PERU
- 2019. LETRAMENTOS CRÍTICOS E HISTÓRIAS INFANTIS EM CONTEXTO PÚBLICO DE ENSINO DE INGLÊS PARA CRIANÇA
- 2019. ENSINO DA LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL TIRAS
- 2019. JAZZ E CONTRACULTURA NA OBRA DE KEROUAC E GINSBERG
- 2019. LETRAMENTOS CRÍTICOS E HISTÓRIAS INFANTIS EM CONTEXTO
- 2019. MEMES ON-LINE NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2018
- 2019. O DISCURSO SOBRE O NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
- 2019. O FANTÁSTICO EM DIFERENTES LINGUAGENS
- 2019. O SERTÃO DE RIOBALDO: MEMÓRIA, TEMPO E LINGUAGEM
- 2019. RELIGIOSIDADE NEGRA NO UNIVERSO DE JORGE AMADO
- 2019. SOCIOLINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA
- 2019. TEXTOS MULTIMODAIS E INTERAÇÃO VIRTUAL
- 2019. VOZES DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA E A VIOLÊNCIA DE GÊNERO
- 2018. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ALUNOS DE LÍNGUA INGLESA NO NÚCLEO DE ENSINO DE LÍNGUAS
- 2018. A ESCRAVIDÃO EM ECOS DA MINHA TERRA DE ÓSCAR RIBAS E CACAU DE JORGE AMADO
- 2018. A IMPRENSA E A GREVE DOS CAMINHONEIROS DE MAIO DE 2018
- 2018. A PAIXÃO DE G. H. OU O SOFRIMENTO SILENCIADO DE JANAIR
- 2018. ANÁLISE SOCIOLINGUÍSTICA DA FALA DE IMIGRANTES HAITIANOS
- 2018. ARTE, CULTURA, IDENTIDADE E LITERATURA - MATO GROSSO DO SUL NA REVISTA GRIFO
- 2018. AS AFRICANIDADES EM VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO
- 2018. CICLOS DO DESEJO - HOMOEROTISMO NA CONTÍSTICA DE CAIO FERNANDO ABREU
- 2018. DISCURSO POLÍTICO NO PODER JUDICIÁRIO E SEUS EFEITOS NO SENTIDO DE DEMOCRACIA
- 2018. ELEMENTOS VARIÁVEIS NAS TIRINHAS NOS-EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 2018. ESTUDO DA POESIA MODERNA DE MARIA ÂNGELA ALVIM
- 2018. EXCLUSÃO E-OU SUPERAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MULHER
- 2018. FALAR PRISIONAL - AS GÍRIAS UTILIZADAS PELAS MULHERES
- 2018. FORMAÇÕES DISCURSIVAS INSTITUCIONALIZADAS NO DISCURSO SOBRE A MACONHA
- 2018. MULTILETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO
- 2018. NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA READAPTADOS
- 2018. O DISCURSO DO CONTRATO ADMINISTRATIVO E O SENTIDO DO BEM COMUM NA ATUAÇÃO ESTATAL
- 2018 OS SENTIDOS DO ENSINO DO NÃO-INDÍGENA PARA O INDÍGENA
- 2018. O USO PRONOMINAL NÓS - A GENTE NA FALA DOS ALUNOS DA EJA
- 2018. OS SENTIDOS DE GOLPE E IMPEACHMENT NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DO AFASTAMENTO DE DILMA ROUSSEF
- 2018. PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA UM GRUPO DE HAITIANOS EM NOVA ANDRADINA
- 2018.SEBASTIÃO UCHOA LEITE - POESIA E NEGATIVIDADE
- 2018. VIOLÊNCIA E MARGINALIDADE EM RUBEM FONSECA
- 2017. A (DES) CONSTRUÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) DO NEGRO BRASILEIRO EM OS TAMBORES DE SÃO LUIS DE JOSUE
- 2017. A ILUSÃO DA IMPARCIALIDADE E DE NEUTRALIDADE COMO ESTRATÉGIA
- 2017. A LITERATURA DE MATO GROSSO DO SUL EM TRÊS MOMENTOS DA CRÍTICA
- 2017. A METAMORFOSE DE FRANZ KAFKA PARA O MANGÁ
- 2017. A POÉTICA DE LINO VILLACHÁ - AS INTERFACES TEMÁTICAS
- 2017. ANÁLISE DE DISCURSO - UMA ABORDAGEM SOBRE AS CONSTITUIÇÕES IDENTITÁRIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA
- 2017. ANÁLISE DO DISCURSO DO FUNK - SUJEITO, IDEOLOGIA E RELAÇÃO DE PODER ENTRE GÊNEROS
- 2017. ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE O ABORTO - UM TEMA POLÊMICO
- 2017. ARIANO SUASSUNA E PLÍNIO MARCOS
- 2017. AS CONSOANTES GEMINADAS NO ÁLBUM GRAPHICO DE MATO GROSSO
- 2017. CONFIGURAÇÕES DA PERSONAGEM CAPITOA EM CONTOS SELECIONADOS DE HÉLIO SEREJO
- 2017. CRIAÇÃO, RESSIGNIFICAÇÃO E DIFUSÃO DE PALAVRAS DO FACEBOOK
- 2017. DAS REALIDADES AOS IMAGINÁRIOS DOS ESTUDANTES DO PROGRAMA PRO JOVEM URBANO
- 2017. EN ESPAÑOL !QUÊ LINDO! SABE DOS IDIOMAS! EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL
- 2017. EVANGELIQUÊS
- 2017. EVOCAÇÕES DO FANTÁSTICO EM FRONTEIRA DE CORNÉLIO PENNA
- 2017. IDENTIDADES E INVESTIMENTOS DIGITAIS DE ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
- 2017. INVESTIMENTOS DE UMA ALUNA SURDA NO CONTATO COM A LÍNGUA INGLESA
- 2017. INVESTIMENTOS E PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE ACADÊMICOS DE LÍNGUA INGLESA
- 2017. LUZ, CÂMERA, AÇÃO - DROGAS NÃO!
- 2017. NEOLOGISMOS POLÍTICOS - A CRIAÇÃO LEXICAL EM TEXTOS DE REINALDO AZEVEDO PARA O BLOG DA VEJA
- 2017. O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
- 2017. O TRABALHO DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2017. O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
- 2017. O WHATSAPP E SEUS RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
- 2017. POVOS ORIGINÁRIOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS - COM A PALAVRA - OS TERENA
- 2017. PROVA BRASIL NO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2017. RECONFIGURANDO A IDENTIDADE EM NOVOS ESPAÇOS NA ESCOLA
- 2017. REPERCUSSÕES LEXICAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO
- 2017. SELVA TRÁGICA - A ERVA, A TERRA, O TEMPO E O SONHO
- 2017. TRANSGRESSÃO E SUBMISSÃO NA PERSONAGEM ROSALINA EM ÓPERA DOS MORTOS
- 2017. UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO TRANSNACIONAL-TRANSCUL
- 2016. CARTAS MOTTOGROSSENSES (1920) - CONCORDÂNCIA NOMINAL EM UMA ABORDAGEM HISTORIOGRÁFICA
- 2016. A CANÇÃO DOS NIBELUNGOS - MITO, HISTÓRIA E LITERATURA NO POEMA GERMÂNICO MEDIEVAL
- 2016. A CIDADE AUSENTE - MEMÓRIA COMO FICCIONALIZAÇÃO DO IMAGINÁRIO EM RICARDO PIGLIA
- 2016. A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE TRADUÇÃO-INTERPRETAÇÃO LIBRAS-PORTUGUÊS
- 2016. A INFLUÊNCIA DA CANÇÃO DE ROLANDO NO LVRO DE ORDEM DA CAVALARIA
- 2016. A MULHER NA BOCA DO POVO - OS DITOS NO DISCURSO DO SENSO COMUM
- 2016. A PRODUÇÃO DE ÁLVARO BOMÍLCAR NO ALMANACK CORUMBAENSE
- 2016. A ÚLTIMA TRAGÉDIA - EMBATES NA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES GUINEENSES
- 2016. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 2016. COLÔNIA PARAGUAIA DE CAMPO GRANDE - CULTURA, LINGUAGEM E IDENTIDADE EM FRANTEIRA
- 2016. GRAUS DE SALIÊNCIA DAS VARIÁVEIS E VARIANTES LINGUÌSTICAS
- 2016. IDENTIDADES NA DINÂMICA DOS CONTOS DE JOÃO GILBERTO
- 2016. MARIO PEDERNEIRAS - APRESENTAÇÃO DE UMA POÉTICA ESQUECIDA
- 2016. MEMÓRIAS DE LEITURA DE ALUNOS TERENA - IDENTIDADE E HISTORICIDADE
- 2016. O DEUS MATERIAL DE ARTHUR KOESTLER
- 2016. O DISCURSO SOBRE O CORREDOR BIOCEÂNICO COM SENTIDO DE INTEGRAÇÃO DOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
- 2016. O DISCURSO DA COBERTURA DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
- 2016. O GÊNERO DISCURSIVO FOFOCA, DA COLUNA SOCIAL À NOTÍCIA SOBRE BASTIDORES DA POLÍTICA
- 2016. O TEXTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
- 2016. PERSPECTIVAS DO ENSINO DE LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA
- 2016. PRODUÇÃO DE SENTIDO SOBRE AS COTAS - O DISCURSIVO DO NÃO AFRODESCENDENTE DA UEMS
- 2016. UMA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS EM WATCHMEN, DE ALAN MOORE E DAVE GIBBONS, SOB A SEMIÓTICA DE CHARLES
- 2015. A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA E SEU DISCURSO SOBRE A PRÁTICA DE PRODUÇ
- 2015. A LINGUAGEM EM MAUS DE ART SPIEGELMAN
- 2015. A PERSONAGEM FEMININA NA OBRA DE ÉRICO VERÍSSIMO
- 2015. BRASIL INTERIOR - AS SELVAS E CHOÇAS DE OTHONIEL MOTTA
- 2015. CHICO BENTO EM PAVOR ESPACIAR
- 2015. A FORMAÇÃO CONTINUADA AOS MOMENTOS DE TENSÃO EM SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPO GR
- 2015. EMPRÉSTIMOS LINGUÍSTICOS DO PORTUGUÊS NA LÍNGUA TERENA
- 2015. ESTUDO DE PIADAS - A IMPORTÂNCIA DOS TEXTOS HUMORÍSTICOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 2015. FANFICTIONS - POSSIBILIDADES, ALCANCE E LIMITES DO SEU USO NA ESCOLA
- 2015. LEITURA DA CRÔNICA LITERÁRIA - REFLEXÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO DOLEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉD
- 2015. LEITURA DE BORGES - VOZES BRASILEIRAS NO ESPELHO
- 2015. LINGUAGENS E PRECONCEITO LINGUÍSTICO
- 2015. MOMENTOS DE LETRAMENTO CRÍTICOS E SUAS IMPLICAÇÕES
- 2015. PERSPECTIVAS CRÍTICAS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
- 2015. UM OLHAR SITUADO SOBRE A ECOLOGIA DE SABERES NO PIBID
- 2015. USO DA VARIÁVEL CURRAL E SUAS VARIANTES
- 2014. A CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS DA MULHER PLUS SIZE
- 2014. A DISCURSIVIDADE FEMININA A PARTIR DO BUMBUM - UMA QUESTÃO DE IDENTIDADE
- 2014. A IDENTIDADE DISCURSIVA DO SUJEITO MASCULINO NAS CARTAS DO EDITOR DA MENS HEALTH
- 2014. A INFÂNCIA EM GUIMARÃES ROSA - QUATRO TRAVESSIA DA CRÍTICA
- 2014. A LITERATURA EM MANUAIS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
- 2014. A ORTOGRAFIA NA AGENDA DE MOURA ANDRADE
- 2014. A PRESENÇA DE ELEMENTOS SATÍRICOS NA OBRA OS BRUZUNDANGAS
- 2014. DÉLIO E DELINHA - A UNIÃO POÉTICA DE UMA HISTÓRIA MUSICAL NO MS
- 2014. DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DA FALA AFRORURAL DA COMUNIDADE
- 2014. DOCUMENTOS DA MIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL (1908)
- 2014. ELEMENTOS MODERNISTAS EM FELIZ ANO NOVO, DE RUBEM FONSECA
- 2014. ENTRE INFÂNCIAS E VERSOS - A LEITURA DA POESIA DE
- 2014. EU NÃO SEI PORTUGUÊS - UMA ANÁLISE DE ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DA FALA E ESCRITA DE ALUNOS D
- 2014. FIGURAÇÕES DO CORPO EM A TEORIA DO JARDIM, DE DORA RIBEIRO
- 2014. INTERDITO EM FAMÍLIA - UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO OS (SEM-) SENTIDOS DO DISCURSO SOBRE O INCESTO
- 2014. LÍNGUA DE SINAIS X LIBRAS - UMA ABORDAGEM DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA
- 2014. MANOEL DE BARROS E MARCEL DUCHAMP - READY-MADES, MATÉRIA DE POESIA
- 2014. MANOEL BANDEIRA - TENSÕES E DIÁLOGOS COM A TRADIÇÃO
- 2014. O DISCURSO DE ACADÊMICOS INDÍGENAS COTISTAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MS FACE AS COTAS E O A
- 2014. O DISCURSO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE A IDEOLOGIAS CONFLITUOSAS DE GRAMÁTICOS E
- 2014. O SUBJUNTIVO EM PORTUGUÊS E INGLÊS - UMA ABORDAGEM GERATIVA
- 2014. PRIMEIRAS AUTORIAS - O PROCESSO DISCURSIVO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- 2014. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA FRENTE À DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NO BRASI
- 2014. UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS QUESTÕES DE LEITURA DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA REDE ESTADUAL
- 2014. VOLTA À ORDEM - O RETORNO DO BOM MOÇO BENTINHO NAS LEITURAS
- 2013. O DISCURSO DE AUTORIDADE SO-SOBRE O PROFESSOR NA-DA ESCOLA
- 2013. A COLOCAÇÃO PRONOMINAL EM TEXTOS DO ALMANACK CORUMBAENSE (1898): UM ESTUDO HISTORIOGRÁFICO
- 2013. O DISCURSO DO HOMOSSEXUALISMO FEMININO
- 2013. FOTOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA DAS VOGAIS MÉDIAS EM DUAS ESCOLAS NA CIDADE DE BELA VISTA-MS/FRONT
- 2013. O PRECONCEITO RACIAL NA OBRA “UM RIO IMITA O RENO” UM PARALELO COM A ATUALIDADE
- 2013. ENSINO DE LINGUAGENS VIA GÊNEROS DIGITAIS: A INTERDISCURSIVIDADE NAS NOTÍCIAS POLÍTICAS DO BLO
- 2013. WEBQUEST NO ENSINO DE LITERATURA: DO DESLUMBRAMENTO À REAL APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
- 2013. DEVER DE CASA: UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E
- 2013. FIGURAÇÕES DO MITO DA DONZELA GUERREIRA À LUZ DA TEORIA DO IMAGINÁRIO: UM ESTUDO DE CASO DE ME
- 2013. PEDRAS DE CALCUTÁ: UMA ABORDAGEM DO GROTESCO EM CAIO FERNANDO ABREU
- 2013. NARRADOR E NARRATÁRIO EM DOIS CONTOS DE JORGE LUIS BORGES
- 2013. A ORTOGRAFIA EM ALMANACK CORUMBAENSE: UMA PERSPECTIVA DA HISTORIOGRAFIA NA LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato