Letras - PROFLETRAS (Campo Grande)

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS - é oferecido em rede Nacional, constituindo-se em um Curso presencial que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo sua sede na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O PROFLETRAS reúne 42 universidades públicas das cinco regiões brasileiras, totalizando 49 unidades.

Na Unidade Universitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - em Campo Grande, o Curso é ofertado desde 2013, já tendo formado mais de 70 Mestres que atuam na Rede Pública de Ensino.

O PROFLETRAS visa à capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

O ingresso no curso se dá através do Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS, que se constitui de prova com questões objetivas e discursivas e que atenda aos requisitos previstos em edital.

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROGRAMA

• área de concentração: “linguagens e letramento”
  • Ano de criação – 2013
  • Semestre – 04
  • Créditos exigidos – 86
  • Carga horária exigida – 1290h
  • Frequência mínima – 970h
  • Conceito mínimo – C – 7,0 a 7,9
  • Duração (meses) – 24
  • Resolução Conselhos Superiores - CEPE-UEMS Nº 1.256, de 25 de abril de 2013.
  • Recomendação – CEPE-UEMS Nº 1.257, de 25 de abril de 2013.
  • Conceito CAPES– 4
  • Reconhecimento - Portaria CEPE-UEMS Nº 1.258 / CEPE-UEMS Nº 1.259
  • Diário Oficial n. 8426, de 06 de maio de 2013

Público-Alvo:

O público-alvo do PROFLETRAS é constituído por professores de Língua Portuguesa, do quadro efetivo, das redes públicas de ensino, atuantes no Ensino Fundamental.

Coordenador-geral: Prof. Dr. Daniel Abrão

Coordenador-adjunto: Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes

Secretária do Programa

Secretária Acadêmica de Pós-graduação

Tatiana Gama Lopes email: (tatigamalopes@uems.br

Fone: (67) 99277-3333

Endereço: Unidade Universitária de Campo Grande, Av. Dom Antonio Barbosa (MS-080), 4.155, em frente ao Conjunto José Abrão, Bloco Administrativo (A) Sala  de Pós-Graduação. CEP 79115-898 Campo Grande – MS.

Site do Profletras Nacional (Sede):

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Bolsas
Produção
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas