Letras - PROFLETRAS (Campo Grande)

Projetos de Pesquisa

 

PROJETOS DE PESQUISA

ÁREA DE ATUAÇÃO: ESTUDOS LINGUÍSTICOS

  • Profa. Dra. Adélia Maria Evangelista Azevedo

Doutorado pelo Programa de Doutorado do PPLG - Letras - DINTER "Novas Fronteiras" na linha de pesquisa Teorias do Texto e do Discurso. Tem atuado principalmente no campo dos Estudos Linguísticos, Leitura e Produção Textual; Língua e Literaturas de Língua Portuguesa; e, Gramática e Variação Linguística.

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/1758135394253439

2020 - Atual
UEMS na Rota/Corredor Bioceânico
 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Adelia Maria Evangelista Azevedo - Integrante / Ruberval Franco Maciel - Coordenador / Natalina S. Assencio Costa - Integrante / Adilson Crepaldi - Integrante / Alaíde Brum de Matos - Integrante / Susylene Dias de Araújo - Integrante / Maria Leda Pinto - Integrante / Adriana Lúcia de Escobar Chves de Barros - Integrante / Sandra Cristina de Souza - Integrante / Sidney Kuerten - Integrante.

2015 - 2019
Pesquisas com Populações Tradicionais, Etnologia e Meio Ambiente
 
Descrição: É colaboradora no Projeto de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Sandra Cristina de Souza com pesquisas interdisciplinares na áreas de Linguística, História e Geografia que se voltam a compreender às Populações Tradicionais, Etnologia e Meio Ambiente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Adelia Maria Evangelista Azevedo - Integrante / Rosemere de Almeida Aguero - Integrante / Sandra Cristina de Souza - Coordenador.

2015 - 2019
Multiletramentos críticos;internacionalização, autoria e formação cidadã no ensino médio
 
Descrição: Colaboradora no Projeto coordenado pelo prof. Dr. Ruberval Franco Maciel, via financiamento FUNDECT CAPES nº 11 2015- EDUCA - MS - Ciência e Educação Básica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adelia Maria Evangelista Azevedo - Integrante / Ruberval Franco Maciel - Coordenador.
 
 
 
  • Profa. Dra. Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros

    Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/Rio. Atua nas áreas da Sociolinguística Interacional / Variacionista e Linguística Aplicada, com foco em Ensino de Línguas, Formação de Professores, Línguas de Comunidades Minoritárias e (De)colonialidade, Fronteiras, Língua, Cultura e Identidade.

    Realizou Estágio Pós-doutoral na área de Letras na Universidade de São Paulo – USP.

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0201552127514276

2019 - Atual
ASPECTOS LINGUÍSTICOS, SOCIAIS E DE ENSINO DAS LÍNGUAS: DIALOGANDO COM A SOCIOLINGUÍSTICA E A LINGUÍSTICA APLICADA
 
Descrição: Este projeto tem por objetivo principal apresentar os conceitos teóricos relacionados aos aspectos linguísticos, sociais e de ensino das línguas, em diálogos com a Sociolinguística e a Linguística Aplicada, que vêm sendo pesquisados, discutidos, compilados e (co)construídos por mim e pelos meus orientandos dos cursos de graduação e pós-graduação, monitores e acadêmicos do programa de Iniciação Científica, durante os anos vigentes e/ou anteriores a este projeto. Por objetivos específicos buscarei promover, junto aos orientandos, o estudo, a leitura, o debate, a escrita de seus próprios textos, sobre as teorias que abrangem a noção de ?língua?, pertinentes às minhas duas linhas de pesquisa: a Sociolinguística e a Linguística Aplicada; valorizar o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores sob minha orientação; e servir de aporte teórico para atuais e futuros estudos nas duas referidas áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - Coordenador / Adriana Aparecida das Neves - Integrante / Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro - Integrante / Matheus Carlesso da Silva - Integrante / Emerson Ribeiro da Silva do Nascimento - Integrante / Ana Maria Salvador - Integrante / RAYSSA ARAUJO NAVES DIAS - Integrante / RENATA PESSOA SILVA - Integrante / DAMARES ALVES DE ARAUJO BASMAGE - Integrante.

2018 - 2020
LETRAMENTO CRÍTICO EM SAÚDE: DIÁLOGOS TRANSDICIPLINARES ENTRE LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E SAÚDE
 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - Integrante / Ruberval Franco Maciel - Coordenador.

2017 - Atual
Língua de Acolhimento, Investimentos e Comunidades Imaginadas: um diáolgo pertinente
 
Descrição: A aquisição de uma nova língua é um processo complexo, vinculado às relações que se estabelecem entre pessoas, culturas e identidades, e esse processo parece ser ainda mais intricado ao pensarmos nas experiências de aprendizagem e uso de línguas por imigrantes em situação de refúgio. Com base nessa suposição, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo compreender como os conceitos de Investimento e Comunidades Imaginadas podem ser expandidos na perspectiva da literatura nacional de Linguística Aplicada, a partir dos estudos do conceito de Língua de Acolhimento, conduzindo um estudo do referencial teórico-analítico de pesquisadores que têm voltado suas pesquisas ao estudo dos conceitos mencionados. As ações vinculadas a esse projeto buscam favorecer a compreensão do processo de ensino e aprendizagem de línguacultura como espaço privilegiado para o reconhecimento da diversidade linguísticocultural de imigrantes em situação de refúgio na cidade de Campo Grande, MS. O projeto propõe apresentar uma revisão sobre o papel e a formação do professor que atua nesse contexto, como agente transformador que pode amenizar o conflito inicial entre aprendente e língua, e estabelecer condições necessárias para que esse aprendente comece a investir nas práticas da nova língua e a interpretá-la como elemento de mediação entre ele e a sociedade anfitriã. Desse modo, o professor, o planejamento e o material didático constituem elementos-chave do processo de ensino-aprendizagem, como também a resignificação da formação de professores de línguas para estrangeiros, para atender exigências específicas que a dinamicidade do fluxo migratório contemporâneo nos impõe.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - Integrante / João Fábio Sanches Silva - Coordenador / TEIXEIRA, Augusto - Integrante / Thaíssa Moreira Prado - Integrante / Lucia Maria de Assunção Barbosa - Integrante / Stéphany Aparecida Borges de Souza - Integrante / Maria Helena da Silva Araujo - Integrante.
  • Profa. Dra. Aline Saddi Chaves

Doutorado em Letras (Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Frances) pela Universidade de São Paulo – USP, com período sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Desenvolve e orienta pesquisas no domínio da Análise do Discurso Francesa, em torno da representação midiática de acontecimentos discursivos e transposição didática de gêneros do discurso.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6047308880452890.

 

  • Profa. Dra. Ana Paula Tribesse Patricio Dargel

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.

Realiza estágio pós-doutoral em análise, descrição e documentação de línguas naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3076696745308941

2019 - Atual
A MOTIVAÇÃO TOPONÍMICA: ENTRELAÇAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
 
Descrição: O topônimo, nessa perspectiva, é concebido como o amálgama resultante da relação entre homem-língua-ambiente-cultura. Dessa junção, entende-se que a geografia, a história, a cultura, as expectativas e a formação étnica do denominador, enfim, todo o universo físico e social de um grupo pode ser determinante no ato de nomear um lugar. O signo toponímico, enquanto elemento linguístico, incorpora sobremaneira aspectos da relação do homem com o meio circundante, o que remete à visão antropológica da linguagem de Sapir (1961, p. 44), ou seja, a tese de que o ambiente, tanto físico quanto social, revela-se no léxico da língua de uma comunidade. Nessa perspectiva, neste estágio pós-doutoral tem-se como objetivo estudar os topônimos, armazenados no banco de dados do projeto ATEMS (Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul), do estado de Mato Grosso do Sul, com vistas a analisar a relação estabelecida entre o designativo e a projeção humana nele simbolizado, com vistas a ampliar as discussões a respeito dos modelos de categorias semânticas teórico-metodológicos descritos na Toponímia pelos variados estudiosos do assunto no Brasil e no exterior. Nesse aspecto, espera-se que na finalização do estudo possa ser possível proporcionar um novo olhar de descrição e sistematização semântica de topônimos à comunidade acadêmica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ana Paula Tribesse Patrício Dargel - Coordenador.

2017 - Atual
DTMS: DICIONÁRIO DE TOPÔNIMOS DE MATO GROSSO DO SUL
 
Descrição: DTMS - Dicionário de topônimos sul-mato-grossenses Descrição: "A Toponímia, como área do conhecimento que se ocupa do estudo linguístico dos nomes próprios de lugares, tem caráter interdisciplinar, à medida que busca também em outros campos do saber informações para subsidiar o estudo do topônimo, dentre outros, a Geografia, a História, a Antropologia. Em razão disso, o estudo dos topônimos permite o conhecimento de aspectos da organização de uma região, pois as condições ambientais e sociais refletem-se na língua, principalmente no léxico, e, consequentemente, na Toponímia. Em Mato Grosso do Sul, os estudos toponímicos encontram-se relativamente avançados graças ao Projeto Atlas Toponímico do Estado de Mato Grosso do Sul (ATEMS), projeto interinstitucional, coordenado pela Profa. Dra. Aparecida Negri Isquerdo, e que envolve pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Tocantins (UFT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Entre os principais produtos já gerados pelo ATEMS, estão dezenas de trabalhos acadêmicos já concluídos (teses (01) dissertações (12), iniciação científica (14), trabalhos de conclusão de curso de graduação (25), entre outros), dois livros (aguardando publicação), o Atlas Toponímico propriamente dito e um Banco de Dados digitalizado contendo os designativos geográficos recolhidos para o Projeto já com informações relativas à motivação semântica, estrutura morfológica, língua de origem, entre outras, de cerca de 28.000, coletados de mapas oficiais do IBGE pelos pesquisadores envolvidos no Projeto e que o Banco de Dados foi elaborado a partir da ficha lexicográfico-toponímica, originalmente concebida por Dick (2004) para o Projeto Atlas Toponímico do Estado de São Paulo (ATESP) e adaptada aos propósitos do ATEMS. possível afirmar que os trabalhos relativos à produção do Dicionário já foram iniciados uma vez que os dados registrados no Banco de Dados subsidiarão a redação dos verbetes. O DTMS - Dicionário de Topônimos de Mato Grosso do Sul, além de fornecer uma proposta metodológica para o tratamento lexicográfico de dados toponímicos, disponibilizará, aos estudantes e professores, aos estudiosos do léxico e a outros profissionais interessados no assunto, uma visão geral das características da toponímia sul-mato-grossense, cujos resultados poderão subsidiar outros estudos, tanto de natureza linguística quanto a respeito da geografia e da história da região." (ISQUERDO, 2017)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Paula Tribesse Patrício Dargel - Integrante / Ana Cláudia Castiglioni - Integrante / Aparecida Negri Isquerdo - Coordenador / Renato Rodrigues Pereira - Integrante / Carla Regina de Souza Figueiredo - Integrante / Marilze Tavares - Integrante / Suely Aparecida Cazarotto - Integrante.

2017 - Atual
Lexicografia Pedagógica: elaboração do dicionário monolíngue de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros
 
Descrição: O tratamento lexicográfico de unidades léxicas numa perspectiva didática é um trabalho que tem aumentado nos diferentes meios acadêmicos. Elaborar dicionários pedagógicos, assim como orientar o uso desse material didático em suas distintas possibilidades resultam em práticas que demandam conhecimentos teóricos coerentes. Investigações lexicográficas que visam parâmetros de organização macro e microestruturais didáticos, elaboração de repertórios lexicográficos dentro dos princípios da Lexicografia Pedagógica (doravante LEXPED) e, ademais, pesquisas sobre o uso do dicionário possibilitam resultados concretos que muito contribuem com o ensino de línguas. Este projeto tem como objetivo maior elaborar um protótipo de dicionário de formas homônimas em espanhol para aprendizes brasileiros e, consequentemente, possibilitar reflexões sobre aspectos teóricos e metodológicos relacionados à LEXPED e sua abrangência, assim como incentivar trabalhos acadêmicos de iniciação científica, graduação e pós-graduação que visam reflexões teóricas e práticas relacionadas ao aprendizado e aquisição do léxico, usos do dicionário e sua elaboração. Para tanto, nos orientamos pelos princípios teóricos e metodológicos da Lexicografia, em especial da LEXPED, e de disciplinas afins, como a Lexicologia, a Semântica Lexical, e a Linguística Aplicada. Desse modo, almejamos contribuir com as ciências do léxico, sobretudo com a Lexicografia, por tratar-se de um projeto que tem a intenção de possibilitar reflexões teóricas e práticas sobre a disciplina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Ana Paula Tribesse Patrício Dargel - Integrante / Ana Cláudia Castiglioni - Integrante / Renato Rodrigues Pereira - Coordenador / Odair Luiz Nadin da Silva - Integrante / Daniela Silva Costa - Integrante / Daniela de Souza da Silva Costa - Integrante.
  • Prof. Dr. Herbertz Ferreira

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC Minas. Atua com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6167459778900900

2019 - Atual
Organização e manutenção do Acervo bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa
 
Descrição: O Projeto visa a manutenção do Acervo Literário e Bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa, autora sul-matogrossense. Objetiva-se desenvolver pesquisas que promovam a produção de artigos, ensaios, dissertações e teses. Além dessas produções investigativas, o Acervo oferece suporte para diferentes pesquisa da cultura mundial, incluindo turismo, história, política, cinema, pois a autora e pesquisadora Maria da Glória deixou dezenas de álbuns fotográficos e diários manuscritos por ela mesma, nos quais narra suas visitações em diferentes países..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Herbertz Ferreira - Coordenador / daniel abrão - Integrante.

2016 - 2018
Expressões faciais e corporais em representações cênicas na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
 
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar e produzir formas visuais de representações culturais à comunidade surda..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Herbertz Ferreira - Coordenador.
  • Prof. Dr. Lucilo Antonio Rodrigues

Doutorado em Letras pela UNESP/IBILCE São José do Rio Preto, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura e Ensino em Diálogo com as Tecnologias Digitais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4649120695685847

2018 - Atual
Educação, Ensino de Literatura e Ensino de Linguagens: questões sobre estética, ética e autonomia em tempos de tecnologias digitais e início da era das Inteligências Artificiais
 
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo a investigação e reflexão sobre a estética, ética e autonomia no âmbito da Educação, da Literatura, da linguagem e das tecnologias digitais. O ponto de partida deste trabalho está ancorado nos estudos realizados sobre o 'Blended Learning', concretizados em dois projetos de pesquisa já concluídos. No projeto anterior buscamos colocar em prática uma estratégia de ensino que denominamos Estratégia da Reprodutibilidade Transformativa que foi desenvolvida no projeto de pesquisa dedicado ao 'Blended Learning'. Neste projeto buscaremos avançar no âmbito teórico tendo como base todos os resultados (ainda em andamento) sobre o 'Blended Learning'. A nossa concepção de 'Blended Learning' não se restringe à Educação à Distância, mas se baseia na própria dinâmica da educação mista que é promover o diálogo entre diferentes espaços, diferentes tecnologias e diferentes abordagens teóricos/pedagógicas. As bases desta proposta se encontra no artigo 'Uma nova proposta para o conceito de Blendend Learning', disponível na internet e que atualmente consta com 20 citações no Google. O que se pretende é aprimorar o conceito para que seja aplicável em situações mais amplas possíveis, justamente por isso, chamo a atenção para o âmbito da Educação que será estudada em sua dimensão geral e específica. Desse modo, os temas relativos à Estética, Ética e Autonomia ganham relevo na medida em que extrapolam o limite da sala de aula. É importante ressaltar que neste projeto buscaremos abordar também questões relativas a um fenômeno relativamente novo que é a disponibilização de aplicativos inteligentes nos smartfones (IA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Lucilo Antônio Rodrigues - Coordenador.

2015 - 2018
Ensino de literatura em diálogo com as tecnologias digitais: caminhos para a inovação
 
Descrição: O presente trabalho tem por objetivo retomar e aprofundar as estratégias de ensino de literatura em diálogo com as tecnologias digitais propostas em projeto de pesquisa científica, desenvolvido com o apoio do CNPq nos anos de 2011-2014 . A estratégia de ensino, formulada e desenvolvida ao longo da referida pesquisa, recebeu o nome de Estratégia da Reprodutibilidade Transformativa (ERT) e teve como foco principal questionar a validade das tecnologias de última geração na sala de aula e, ao mesmo tempo, oportunizar o diálogo efetivo entre o ensino de literatura e a Tecnologia. Entendemos que as propostas de ensino mediadas pelas tecnologias enfrentam um grande obstáculo: o fato de a tecnologia ser, em si, um conhecimento fechado que dificilmente pode ser aberto e transformado em experiências, ou em narrativas pessoais e coletivas. Assim, o objetivo principal da estratégia da reprodutibilidade transformativa é quebrar a linearidade do espaço enunciativo da tecnologia (fechado, veloz e vazio), a fim de este seja lido e simbolizado nos termos da própria escola. No âmbito do ensino de literatura a estratégia da reprodutibilidade transformativa tem por objetivo precípuo aproximar as instâncias de leitura e produção, mediante o desenvolvimento contínuo de técnicas arrancadas da própria tecnologia (assim como aconteceu no século XIX com o desenvolvimento do romance a partir da tecnologia tipográfica). Desse modo, as tecnologias devem falar o idioma da literatura no campo da literatura do mesmo modo que as personagens de um romance. Espera-se que essas vozes, enriquecidas pelas experiências do cotidiano, oportunizem leituras e produções significativas do texto literário. Justamente por isso, entendemos que o diálogo entre a literatura e a tecnologia possibilita, por um lado, a retomada do papel histórico da literatura, pela via do desenvolvimento técnico e, por outro, o afastamento ao culto da tecnologia, cada vez mais presente na mídia, na escola, na academia. Embora concebida no contexto do ensino de linguagens e de literatura, a estratégia da reprodutibilidade transformativa pode ser aplicada a campos diversos e em diferentes graus, sobretudo nas políticas (públicas e privadas) ligadas à inovação. O presente projeto pretende aprofundar essas reflexões e testar a Estratégia da Reprodutibilidade Transformativa em situações práticas de ensino como: sala de aula, projetos de extensão, projetos de ensino, projetos de iniciação científica, entre outros. Este projeto se justifica na medida em que a tecnologia em situação de ensino ainda é vista de maneira deslumbrada e as verdadeiras questões que dizem respeito à inovação não são sequer colocadas em discussão. Acredita-se que isso ocorre porque no Brasil, em quase todas as esferas, as ações destinadas ao desenvolvimento técnico quase sempre estão presas à lógica imposta pela tecnologia e não na resolução de problemas concretos observados no cotidiano. Desse modo o grau de transformação de nossas reprodutibilidades técnicas continua modesto, resultando em um nível muito baixo de inovação, apesar de sermos um dos maiores mercados consumidores de tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Lucilo Antônio Rodrigues - Coordenador / Fábio Dobashi Furuzato - Integrante / Patrícia Henrique Vieira da Silva Cardoso - Integrante.
Número de orientações: 1
  • Profa. Dra. Maria Leda Pinto

Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP. Atua na área de estudos do texto e do discurso, principalmente nos temas: Linguística e ensino de Língua Portuguesa; cultura e construções identitárias do homem pantaneiro; diversidade cultural e meio ambiente.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6631799224451076

2013 - 2016
Vozes dos Povos Pantaneiros Sul-Mato-Grossenses: a Imagem de Si e do Outro nas Narrativas Orais e na Obra de Manoel de Barros e Abílio Leite de Barros
 
Descrição: O presente projeto tem por finalidade conhecer a identidade dos povos pantaneiros por meio das suas narrativas orais e do discurso estético, a fim de evidenciar o cotidiano e as representações discursivas que esse pantaneiro tem de si e do espaço em que vive e atua. Para tanto, a equipe técnica constituída propõe a análise do discurso estético de Manoel de Barros e Abílio Leite de Barros, em uma inter-relação com as narrativas orais dos pantaneiros, com o objetivo de evidenciar as semelhanças e diferenças entre as representações discursivas do pantaneiro construídas por 02 (duas) instâncias discursivas, aparentemente, díspares como o discurso oral desses pantaneiros e o discurso estético dos irmãos Manoel e Abílio Leite de Barros. Este estudo nos possibilitará conhecer a discursividade sobre a identidade desse sujeito que, vista dessa perspectiva é, do nosso ponto de vista, riquíssima e ainda pouco explorada nas produções acadêmicas, tanto nacional como internacionalmente. Existe um vasto material que enfoca o Pantanal em sua diversidade, como espaço singular considerado a maior reserva ecológica do mundo, entretanto, até onde foi possível constatar, há ainda um reduzido número de pesquisas, que estudam o cotidiano e a representação discursiva do sujeito pantaneiro nas narrativas orais do próprio pantaneiro e no discurso estético dos irmãos Manoel de Barros e Abílio Leite de Barros em uma perspectiva interdisciplinar, recorrendo aos estudos da Linguística, da História Oral, da Geografia Humana, da Antropologia e da Educação. O interesse em estudar essas representações discursivas deve-se a necessidade de desenvolver pesquisas voltadas para a qualidade de vida dos povos pantaneiros, e aos usos cotidianos da linguagem, da literatura, da educação, da educação ambiental em constante inter-relação com países vizinhos como a Bolívia e o Paraguai. Constituindo-se em uma região que carece de investigações mais aprofundadas, a pesquisa possibilitará intervenções eficazes nos problemas vivenciados por essa população, especialmente como uma contribuição em relação às práticas educativas oferecidas às crianças, aos jovens e aos adultos dessa região. Esse material, dada a sua relevância científica, linguística, educativa, ambiental e cultural, deverá ser divulgado nos diferentes Cursos de Graduação e Pós-Graduação das Universidades brasileiras e notadamente, das Universidades do Estado de Mato Grosso do Sul, sobretudo entre os profissionais da área de letras, de geografia, de educação e os acadêmicos em Estágios Curriculares Supervisionados que já atuam ou queiram atuar nas Escolas dessa região. Dessa perspectiva e dada a exígua produção de materiais didáticos que abordem os saberes e os conhecimentos culturais dos povos pantaneiros, bem como a sua produção estético-literária, os resultados da pesquisa terão como produto final a elaboração de um livro que apresentará significativas contribuições para o ensino da história e da cultura regional, da linguística e da literatura, bem como da educação ambiental e da sustentabilidade, desenvolvidas nas escolas localizadas na região pantaneira. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) Ivanete Maria de Souza Rodrigues /Mestrado acadêmico:(4) Maiara Cano Mestrado profissional: (3): Milsa Duarte Ramos Vaz, Neusa Babichi Ferreira, Osney Fernandes dos Santos Integrantes: Maria Leda Pinto - Coordenador / Kátia Cristina Nascimento Figueira - Integrante / Léia Teixeira Lacerda - Integrante / Albana Xavier Nogueira - Integrante / Helena Hatsue Nagamine Brandão - Integrante / Onilda Sanches Nincao - Integrante / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - Integrante / Walter Guedes da Silva - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Maria Leda Pinto - Coordenador / Kátia Cristina Nascimento Figueira - Integrante / Léia Teixeira Lacerda - Integrante / Albana Xavier Nogueira - Integrante / Helena Hatsue Nagamine Brandão - Integrante / Onilda Sanches Nincao - Integrante / Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros - Integrante / Walter Guedes da Silva - Integrante.

2012 - Atual
Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul
 
Descrição: É um projeto proposto pelas professoras do Curso de Pedagogia e Letras da UEMS e da Unigran/Dourados que visa a organização de um Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul, tem por finalidade estimular as pesquisas desenvolvidas na área e preservar informações relevantes para a compreensão da educação, da diversidade cultural e das linguagens de Mato Grosso do Sul. O acervo do referido Centro terá ênfase nas fontes documentais sobre as Instituições Escolares do Estado de Mato Grosso do Sul, no período de 1951 a 1979; fontes orais sobre o cotidiano e as representações sobre o lugar da escola e dos espaços de aprendizagem dos povos pantaneiros e indígenas, que residem na Região Pantaneira Sul Mato-Grossense, pois além da população não indígena nessa Região há registros históricos atuais de sete grupos étnicos distintos: Atikum, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinau, Terena e Chamacoco. O projeto será desenvolvido no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015 e os recursos disponíveis para custeio e capital aprovado pela Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), por meio do Edital Chamada pública FUNDECT/CNPq N . 05/2011/PPP são de R$ 23. 582,48 (vinte e três mil, quinhentos e oitenta e dois reais e quarenta e oito centavos, destinados às atividades da pesquisa. O público que será atendido pelo Centro é constituído por alunos da graduação, alunos da pós-graduação, pesquisadores da área de ciências humanas e sociais, bem como a comunidade em geral que queira conhecer a história e a diversidade cultural do processo educativo dos povos sul-mato-grossenses. Os resultados e os benefícios do Centro de Documentação em Educação, Diversidade Cultural e Linguagens de Mato Grosso do Sul se evidenciará, a curto, médio e a longo prazo por oportunizar e constituir-se como um espaço de debate e de congregação dos profissionais, acadêmicos e pesquisadores da área da..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Maria Leda Pinto - Integrante / Kátia Cristina Nascimento Figueira - Coordenador / Léia Teixeira Lacerda - Integrante / Nedina R Martins Stein - Integrante.

  • Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de Linha Francesa AD. Desenvolve e orienta pesquisas com temáticas relacionadas ao cotidiano, sujeito, à identidade e à história.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3873047991235324

2019 - Atual
Discurso sobre Identidade do Professor de Língua Portuguesa : tensão nas redes de memória
 
Descrição: A proposta deste projeto é analisar o discurso sobre a identidade do professor de Língua Portuguesa. A pesquisa se organiza em dois eixos de reflexão/análise: o primeiro diz respeito a construção da identidade de professor, como ela se constitui desde o ingresso no curso superior, quais condições de produção dos discursos apresentam certa regularidade na inscrição desse espaço, e como acontece nele a constituição do efeito de identificação. O outro ponto importante a ressaltar refere-se ao professor de Língua Portuguesa, condição que exclui outras possibilidades de inscrição em um outro espaço disciplinar. Neste sentido, é importante compreender o funcionamento do efeito de sentido da língua e como a prática de ensino dela produz sobre o professor. Neste aspecto, a proposta de reflexão/análise tem como ponto de referência a escuta discursiva do cotidiano. ?Ouvir? o discurso do professor nesse ?intervalo? entre as formações imaginárias e as práticas discursivas da posição sujeito de professor e professor de língua portuguesa. Ainda um outro aspecto significativo da pesquisa é analisar como o professor de Língua Portuguesa significa o espaço escolar e como é ele é também significado por ele no jogo das identidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marlon Leal Rodrigues - Coordenador.

2015 - 2017
O Discurso Da Adesão Voluntária Na Autoavaliação Institucional
 
Descrição: A autoavaliação, pela participação dos membros da comunidade acadêmica, é educativa e encaminha para o desenvolvimento da autoconsciência das qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro em relação às práticas administrativas e acadêmicas aplicadas na execução das políticas instituídas no Plano de Desenvolvimento Institucional (UFMT/PDI, 2013-2018, 12). A relevância da pesquisa em questão remete à necessidade de autoavaliação da Instituição e da adesão voluntária de seus participantes, conforme disposto na lei 10.871 de 14 de abril de 2004, dos processos de acesso à qualidade da formação técnica e tecnológica oferecida. Mas também à necessidade de verificação continuada da adequação das matrizes curriculares às demandas sociais e econômicas. Esta pesquisa nos possibilitará realizar uma importante leitura de dados informativos e vem, de certa maneira, corroborar o atributo de qualidade e de credibilidade que a sociedade matogrosseense confere à UFMT a condição de uma das mais bem sucedidas experiências em educação pública de qualidade de nosso país. A autoavaliação ou avaliação interna é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a instituição, visa o aperfeiçoamento da qualidade do ensino, da aprendizagem e da gestão institucional com a finalidade de dar continuidade ao processo de transformação da própria universidade e da sociedade, enquanto uma instituição comprometida com o ensino, à pesquisa e a extensão. Projeto de pós-doutoramento. Supervisão do Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues. Mestrado Acadêmico em Letras de Campo Grande/MS. www.cepad.net.br.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Marlon Leal Rodrigues - Coordenador / Maria de Souza Rodrigues - Integrante.

  • Miguél Eugênio Almeida

Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Atua nas subáreas de: Filologia Portuguesa; Língua Clássica-Latim; Lingüística Histórica; Semântica da Enunciação; Semiótica Objetal, Historiografia da Língua Portuguesa; Gramaticografia. 

Currículo Lattes:: http://lattes.cnpq.br/9624302083645558

2014 - 2016
A OBRA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS EM MATTOSO CÃMARA JR
 
Descrição: Esta pesquisa resgata a contribuição de Joaquim Mattoso Câmara Júnior para o ensino do português ao produzir obra de gramática voltada para o então ensino da língua portuguesa para as quatro séries do ginásio. No caso, verificamos, neste autor de gramática pedagógica, além de produzir obras de linguística, as noções de linguagem, de língua e de gramática, principalmente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Miguél Eugenio Almeida - Coordenador.

2011 - 2013
ESTUDO DA OBRA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS EM AÍDA COSTA
 
Descrição: O estudo da obra didática referente ao português, de Aída Costa, é notoriamente profícuo para o ensino ginasial e ensino normal ; pois a autora vem contribuir substancialmente para uma maior compreensão do estudo da língua portuguesa no Brasil, principalmente como ponto de apoio relacionado ao ensino do vernáculo.A contribuição das obras didáticas, em geral, para o ensino da língua padrão, compreende a tônica histórica da produção desses manuais de língua portuguesa no BR asil; pois estão voltados para o ensino de língua vernácula propriamente dita. Diante do objeto dessa pesquisa, metodologicamente, trabalhamos com a proposta historiográfica de Koerner, ampliando consideravelmente o leque de compreensão do estudo da língua em geral. Quando aplicamos a Historiografia Lingüística no estudo da produção de livro didático compilada por Aída Costa, estamos introduzindo elementos sob uma outra perspectiva de análise orientando-nos sob os três princípios norteadores: contextualização, imanência e adequação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Miguél Eugenio Almeida - Coordenador

  • Profa. Dra. Natalina Sierra Assêncio Costa

Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo – USP, com ênfase em Língua Portuguesa, nos estudos linguísticos e sociolinguísticos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6541940124232830

 

2017 - 2018
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA GRAMÁTICA: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS
 
Descrição: Este projeto visa a realizar uma pesquisa no qual mostre que algumas atitudes linguísticas do professor podem levar ao constrangimento do aluno e impedir o desenvolvimento de sua competência. A pesquisa irá se fundamentar por meio dos documentos reguladores do ensino aprendizado: os Parâmetros Curriculares Nacionais e Referenciais Curriculares, além disso, será pesquisada qual a metodologia usada por professores em escolas que oferecem a educação básica e verificar de que modo o preconceito linguístico e o ensino da gramática vem sendo tratados em sala de aula. Isso será possível por meio de pesquisa em três escolas públicas de Campo Grande-MS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Natalina Sierra Assêncio Costa - Coordenador / Marlene dos Santos Limieri Dualibe - Integrante / Arissa Michele Barbosa Furutá - Integrante / RUTHIELY THAIANE CAMBIAGHI DA SILVA - Integrante.

2017 - Atual
O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA GRAMÁTICA: UMA PESQUISA COM PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICA DE CAMPO GRANDE-MS
 
Descrição: VERIFICAR COMO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA GRAMÁTICA VEM SENDO TRATADOS EM SALA DE AULA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Natalina Sierra Assêncio Costa - Coordenador / Patricia Damasceno Fernandes - Integrante / Arissa Michele Barbosa Furutá - Integrante.
  • Prof. Dr. Nataniel Dos Santos Gomes

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos.

Realiza estágio pós-doutoral em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180920530799182

2019 - Atual
OS ELEMENTOS MESSIÂNICOS DO SUPERMAN E A INTERTEXTUALIDADE COM O APOCALIPSE NA GRAPHIC NOVEL REINO DO AMANHÃ: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS MULTISEMIOSES
 
Descrição: ?Aqueles que, uma década antes, sentiram o peso da maior e mais fundamental falha do Superman, sua incapacidade de se ver como a inspiração que é.? (Reino do Amanhã) É a partir dessa citação que gira a história de Reino do Amanhã, uma graphic novel que resgata os heróis clássicos da DC Comics, no momento em que o mercado editorial buscava histórias cheias de violência e com personagens visualmente grandiosos, mas com histórias pueris. A história narra a ocasião em que, após o Superman ter decidido abandonar sua vocação como herói e salvador da humanidade, a sociedade entra em crise, esperando pela sua volta. A narrativa faz uma intertextualidade com o livro de Apocalipse, escrito por São João, em que a figura do Superman é apresentada como o messias da fé cristã, pano de fundo da criação do super-herói e é explorado ao extremo nessa história. Esses e outros elementos são resgatados e amplamente utilizados na história em questão, e serão analisados sob a perspectiva das multissemioses para os que sentidos fossem interpretados, comparados, ressignificados, conforme Barbosa (2018), fazendo a intertextualidade com o livro cristão do Apocalipse..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Nataniel dos Santos Gomes - Coordenador.

2019 - Atual
HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: OBSERVAÇÕES SOBRE O USO DA NONA ARTE NOS LIVROS DIDÁTICOS NA COMUNIDADE REMANASCENTE QUILOMBOLA FURNAS DO DIONISIO
 
Descrição: A presente pesquisa tem o objetivo de refletir acerca do ensino da língua portuguesa por meio de histórias em quadrinhos, com o suporte teórico-metodológico da teoria da variação linguística ou sociolinguística laboviana (LABOV, 2008) na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Comunidade Quilombola Remanescente de Furnas do Dionisio, MS. Esse trabalho investiga em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Lei nº 9.394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que citam as histórias em quadrinhos como gênero textual em sala de aula, bem como as observações sobre a variação linguística existente no português do Brasil. Diante disso, pretende-se refletir sobre o impacto da legislação que delimita o percurso teórico para o ensino da disciplina língua portuguesa, porque a reflexão acerca de da língua se dá como sistema linguístico e como decisões políticas e culturais. Nesse sentido, pelo ensino de língua portuguesa perpassam as variações linguísticas encontradas no território brasileiro, os dialetos, as adaptações do falante ao ouvinte e o planejamento linguístico da língua à situação de comunicação. Compreende-se que o planejamento linguístico gera formas linguísticas de prestígio. Por conseguinte, a existência do conceito de certo e errado acarreta preconceito linguístico (BAGNO, 2007). Mollica (2010) afirma que em toda língua existe uma variante com mais prestígio do que outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Nataniel dos Santos Gomes - Coordenador.
  • Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de Línguas, translinguísmo, novos letramentos, multiletramentos, letramento crítico, transculturalidade, formação de professores e políticas de internacionalização.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na City University of New York - Estados Unidos da América.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3940070820451122

2018 - Atual
Observatório de Internacionalização da Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana
 
Descrição: A presente proposta caracteriza-se como um projeto de inovação de pesquisa em rede envolvendo todas as universidades pertencentes ao CRIE de Mato Grosso do Sul (UEMS, UFMS, IFMS, UCDB, UNIDERP), bem como as universidades do exterior - Argentina, Chile e Paraguai, com apoio do Ministério de Relações Exteriores do Itamaraty. O estudo tem por objetivo articular ações entre as universidades brasileiras pertencentes ao CRIE e as universidades do Paraguai, Chile e Argentina. Mais especificamente, a pesquisa visa mapear as potencialidades de internacionalização no que se refere ao ensino, à pesquisa e à extensão das Universidades participantes a Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana. Trata-se de uma ação inédita de articulação para o desenvolvimento de países da América Latina a partir da declaração presidencial dos quatro países integrantes da Rota de Integração Latino Americana (RILA) em Brasília em 2017. Nesse ato, foram criados três grupos de trabalho envolvendo os setores governamentais, empresariais e a rede universitária. O ineditismo da ação também se traduz pelo protagonismo das universidades sul-mato-grossenses em dar apoio técnico científico no intuito de planejar ações que enfoquem questões econômicas, sociais e de desenvolmento local. A pesquisa possui caráter exploratório e com características da epistemologia da emergência e da perspectiva rizomática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ruberval Franco Maciel - Coordenador / Nelagley Marques - Integrante.

2018 - Atual
Letramento crítico em Saúde: diálogos transdiciplinares entre linguagem, educação e saúde
 
Descrição: A presente projeto busca investigar, a partir de uma perspetiva transciplinar, de que maneira os sentidos são produzidos e ressignificados por intermédio da linguagem multimodal na interação entre acadêmicos de medicina e usuários de unidades básicas da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características da Epistemologia da Emergência (Summerville, 2007; Maciel, 2016) e da perspectiva rizmática (Deleuze e Guatari, 1985, Maciel e Ono, 2018) como visão metodológica. A fundamentação teórica de forma inter/transdiciplinar se pautará nos estudos sobre multiletramentos e letramentos críticos em diálogo com a área da linguística aplicada, educação e saúde. Para tanto, participam dessa pesquisa, linguistas aplicados do curso de letras e do curso de medicina, médicos e enfermeiros e acadêmicos das turmas do segundo, terceiro e quarto ano. Busca-se, com esse, expandir os estudos emergentes na área da linguagem, mais especificamente, sobre letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, ressigficados para letramento crítico da saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Ruberval Franco Maciel - Coordenador / Tânia Gisela Biberg-Salum - Integrante / Erika Kaneta - Integrante.


ÁREA DE ATUAÇÃO: ESTUDOS LITERÁRIOS

  • Prof. Dr. Daniel Abrão

Doutorado em Teoria da Literatura pela UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Atua em pesquisas e eventos relacionados aos estudos literários sobre literatura brasileira, crítica literária, literatura sul-mato-grossense, literatura e escola, dentre outros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1126660900406810

2018 - Atual
Organização e manutenção do Acervo bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa
 
Descrição: Maria da Glória Sá Rosa foi umas das principais intelectuais do Estado de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia de Letras e fundadora da Aliança Francesa, a professora foi pioneira na educação do Estado (a primeira professora licenciada e registrada em carteira de trabalho em Campo Grande - MS), tendo desenvolvido uma carreira de variadas publicações referentes aos universos literários e artísticos em Mato Grosso do Sul. Sua biblioteca, doada à UEMS em 2017, foi uma referência para os intelectuais do Estado, possuindo obras raras da literatura e da história sul-mato-grossense, bem como obras em várias línguas (inglês, francês, espanhol), além de fitas cassetes, DVDs, VHSs, CDs, entre outras mídias, em grande parte parte referentes á cultura sul-mato-grossense. O Projeto Organização e Manutenção do Acervo Literário e Bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa busca a organização, sob forma de um banco de dados, do acervo literário e bibliográfico da autora sul-matogrossense. Por meio de procedimentos básicos para o armazenamento do material que o constitui, trabalha-se no sentido de organizar a coleção de originais, visando a atividades de pesquisa, que devem promover a produção de artigos, ensaios, dissertações e teses - estratégia determinante para a preservação da riqueza cultural do acervo e a sua consequente divulgação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Daniel Abrão - Coordenador / Volmir Cardoso Pereira - Integrante / ALINE SADDI CHAVES - Integrante.

2013 - 2017
O regional como questão ? traços de regionalidade na literatura brasileira contemporânea
 
Descrição: As discussões sobre o conceito de regionalismo literário, constantemente, tomam de assalto a cena crítica. Algo como o retorno do recalcado. Pode-se mesmo afirmar que qualquer crítico hoje que almeje tratar de literatura contemporânea não tem como desconsiderar a questão do regional. Dois fatores, relacionados entre si, são responsáveis por essa situação: i) o advento da Internet, que modificou radicalmente a cena da literatura, sobretudo na última década; e ii) o surgimento de muitos escritores que, distantes do eixo Rio-São Paulo, adotam como lócus sua ?região?, apresentando certa relação diferida com seu entorno. Este projeto, denominado ?O regional como questão ? traços de regionalidade na literatura brasileira contemporânea?, pretende refletir sobre esse estado de coisas a partir de diferentes pontos de vista que ajudem a constituir uma problematização do tema. Uma das intenções é apontar os sentidos histórico-culturais que contribuem para o mal-estar, para o sentido de crise, que permeia o conceito. A partir da concepção de que não existe hoje um movimento regionalista, no sentido de grupo organizado em torno de uma ideia, mas tão-somente traços de regionalidade em escritores com diferentes estilos, o propósito é fazer com que o conceito, e outros correlatos, sejam um objeto de análise, e não de confinamento a estudos que destaquem tão-somente o que seria próprio de um lugar. Associado às Pesquisas do Gepoec, da UNIR de Vilhena, o projeto priorizam, desse modo, reflexões eminentemente teóricas acerca da gênese e transformação do conceito e estudos de autores comumente relacionados a ele, assim como o estudo a produção crítica de escritores que vivem em Mato Grosso do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Daniel Abrão - Coordenador.
  • Prof. Dr. Fábio Dobashi Furuzato

Doutorado em Teoria e História Literária: Literatura brasileira pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Trabalha principalmente com os seguintes temas: literatura brasileira contemporânea, Murilo Rubião, gênero fantástico, contos.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734623H4

2018 - Atual
Literatura fantástica: novas abordagens teóricas e interpretativas
 
Descrição: Continuidade de desenvolvimento da pesquisa sobre os principais estudos teóricos sobre literatura fantástica, bem como das principais narrativas citadas nesses estudos. Ampliação da pesquisa, buscando examinar as relações que se estabelecem entre o fantástico e: 1) a literatura de terror; 2) o tema do duplo; 3) o mito e a religião..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Fábio Dobashi Furuzato - Coordenador / Adrianna Alberti - Integrante / Mariana dos Reis Palieraqui - Integrante / Joilton Rosa dos Santos - Integrante / Enilva Maciel Ribeiro - Integrante.

2015 - 2017
LITERATURA FANTÁSTICA: ABORDAGENS TEÓRICAS E INTERPRETATIVAS
 
Descrição: Esta pesquisa consiste no exame de textos teóricos sobre o fantástico e de narrativas de ficção relacionadas com o gênero. Partiremos da Introdução à literatura fantástica, de Tzvetan Todorov, por se tratar de uma referência obrigatória a todos os estudiosos do assunto, ao mesmo tempo em que é alvo de muitos questionamentos. No decorrer da leitura do texto de Todorov, faremos um levantamento e um estudo das principais obras literárias analisadas pelo autor, bem como dos principais trabalhos teóricos mencionados por ele, tais como os de Jean-Paul Sartre, Sigmund Freud, H. P. Lovecraft, Louis Vax, Pierre Castex e Roger Callois. A etapa seguinte consistirá no levantamento dos principais teóricos que questionam Todorov, propondo-se a reformular o conceito sobre o fantástico, dentre os quais se destacam: Irène Bessière, Jaime Alzaraki, David Roas e Remo Ceserani. Procuraremos estudar também as principais obras literárias analisadas por cada um desses autores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Fábio Dobashi Furuzato - Coordenador / Mariuchi Alves da Silva - Integrante / Hélio Yarzon Silva Júnior - Integrante / Adrianna Alberti - Integrante / Juliana Souza Barbosa - Integrante.
  • Profa. Dra. Susylene Dias de Araújo

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, com ênfase em Estudos Literários, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura em Mato Grosso do Sul, Literatura em Língua Portuguesa, Literatura infantojuvenil e Literatura e Ensino.

Realizou estágio pós-doutoral em Letras na Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0871454222913974

2018 - Atual
Arqueologia do Conto na Literatura de Mato Grosso do Sul
 
Descrição: Nossa proposta concentra-se na configuração do conto, gênero breve e condensado, a partir de sua conceituação e enfoque histórico e na avaliação dos critérios da crítica literária que acentuam sua variedade temática e multiplicidade e na busca de novos pontos de vista críticos que apontem para uma possível revisão de conceitos. Como enfoque principal, a pesquisa busca caminhos para tornar compreensível a realização do conto em Mato Grosso do Sul e, a partir dos exemplares selecionados, observar a tradição na qual nossos expoentes se inserem e de que forma se encaminham para critérios mais modernos a partir de levantamento e análise de seus principais representantes no século XX até o os primeiros anos do século XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Susylene Dias de Araujo - Coordenador / Lucilene Soares da Costa - Integrante / Adriely Barbosa de Oliveira - Integrante.

2015 - 2017
A estética do minimalismo na literatura brasileira do Século XX
 
Descrição: De forma clara e equilibrada, o minimalismo, campo da arte iniciado nos anos de 1960 em inovadoras galerias de Nova York, ainda mantém seu caráter instigante. Caracterizado como um movimento instalado no intervalo entre o arcaico e o contemporâneo, este estilo combina o feito-em-série e o feito-à-mão, garantindo ao objeto artístico camadas de simplicidade conceitual, aliadas à complexidade da percepção. No diálogo entre artes visuais e literatura, a arte minimalista caracteriza-se, lato sensu, pela economia de palavras. Os autores minimalistas evitam advérbios e preferem sugerir contextos a ditar significados. Tal produção nas letras brasileiras pode ser constatada já no auge da modernidade dos anos de 1930, fato significativo para nossa proposta que se lança à compreensão desta arte, partindo da pintura, passando pela escultura-, seus principais objetos e temas, textos e contextos será alvo de nossa investigação, também apoiada pelos estudos comparatistas da literatura. Nossa proposta reconhecerá autores, prosadores e poetas adeptos desta arte, assinada por nomes como os de Dalton Trevisan, Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros e Flora Thomé, entre outros que o estudo possa revelar a partir de recorte historiográfico pertinente ao Séc. XX e trazido aos dias da expressividade literária atual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Susylene Dias de Araujo - Coordenador / Lucilene Soares da Costa - Integrante.

  • Prof. Dr. Volmir Cardoso Pereira

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, com experiência nas subáreas de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4487640660005798

2018 - Atual
Organização e manutenção do acervo bibliográfico de Maria da Glória Sá Rosa
 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Volmir Cardoso Pereira - Integrante / DANIEL ABRÃO - Integrante / Daniel Abrão - Coordenador.

2015 - 2020
Literatura, cinema e sociedade: diálogos críticos sobre o contemporâneo
 
Descrição: Este projeto visa fomentar a discussão em torno de obras literárias e cinematográficas contemporâneas que dialoguem entre si ou que tenham passado pelo processo de transcriação (conceito de Haroldo de Campos para pensar obras que tenham sido traduzidas de modo criativo em linguagens diferentes). A partir da seleção de obras produzidas nas duas últimas décadas, preferencialmente brasileiras, será efetivada a leitura de textos teóricos que tratem da relação intersemiótica e intermidiática entre cinema e literatura, visando despertar o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas acadêmicas nessa linha comparativa. Tomando por base teórica os estudos interartes e a teoria crítica de orientação marxista, pretende-se, ao dar destaque à produção literária e cinematográfica mais recente, colocar em pauta questões estéticas, sociais e históricas que permeiam o universo temático dessas obras em seu processo de significação a partir do contexto em que emergem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Volmir Cardoso Pereira - Coordenador.

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
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