Banco de Teses e Dissertações
1ª TURMA - DISSERTAÇÕES
Adriana Marques Lopes Fagundes Rodrigues - O programa além das palavras como alternativa de recuperação de alunos de 6º ano com defasagem na alfabetização.
Alline Olivia Flores Gonzalez Além - O uso do Blog nas aulas de Língua Portuguesa nas escolas municipais de Ponta Porã – MS.
Ana Marlene de Souza Brito - Ensino de Português na fronteira Brasil/Paraguay: valorização das línguas e das culturas.
Ana Paula Ramalho dos Santos - O ensino de língua: prática de produção textual.
André Suehiro Matsumoto - Leitura do gênero propaganda em sala de aula: uma abordagem discursiva.
Ângela Maria dos Santos - O uso do hipertexto no estudo dos gêneros textuais orais e escritos.
Anny Michelly Brito - Ensino de língua: produção textual.
Berenice Alves da Silva Altafini - Ensino da língua materna: prática de produção de texto.
Carlos Eduardo Pereira - História em quadrinhos e literatura: possibilidades didático-pedagógicas desses meios em auxílio a alunos de um sexto ano do ensino fundamental com dificuldades em ortografar.
Fabíola Anderson Torales - O texto literário na escola como instrumento de incentivo à leitura e de avanço linguístico e cultural.
Fátima Eveline Vareiro Teixeira - Gêneros textuais escritos e orais – celular uma mídia possível?
Flávia Martins Malaquias - Método recepcional no ensino de literatura: letramento literário e formação do leitor.
Luciane Zaida Ferreira da Silva Viana - A produção de jornal escolar no 6º ano do ensino fundamental.
Maria Socorro Aparecida Araujo Barbosa - Alunos leitores: uma experiência prazerosa.
Marlene Balbueno de Oliveira Ortega - A produção textual dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental em Caarapó - MS: Uma proposta de intervenção para o ensino da ortografia.
Mislene Ferreira Cabriotti - Autoria e aprendizagem colaborativa por meio da web 2.0
Milsa Duarte Ramos Vaz - A escrita e a leitura no 8º e 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal agrícola, em Campo Grande - MS: espaço para a produção com autoria.
Neusa Babichi Ferreira - Escrita e reescrita de textos: processos de construção do texto dos alunos do 6º ano do ensino fundamental.
Osney Fernandes dos Santos - Da teoria à prática: a leitura e a produção do gênero fábula com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental II, Corguinho/MS.
Rosana Fernandes Leite - Letramento literário e o ensino de literatura: uma proposta de intervenção para o 7º ano do ensino fundamental.
Valdinéia Marcondes Vieira - O texto literário nas obras didáticas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental.
2ª TURMA - DISSERTAÇÕES
Fernando Silva Da Cruz - O uso do dicionário no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.
Fernanda Dias de Oliveira - O gênero literário conto fantástico: um instrumento de incentivo à leitura com os alunos do sexto ano do ensino fundamental.
Divino Andre Martins Fonseca - Análise dos exercícios gramaticais do livro língua portuguesa do 5º ano: um olhar reflexivo.
Helder Sousa Pimenta - Da teoria à prática: a produção do texto dissertativo-argumentativo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental II, Campo Grande,MS.
Hiliara de Carvalho Monteiro - Letramento literário: a voz da literatura na prática de leitura e produção textual.
Marizélia Florenciano Nunes - Crônica: uma experiência multimodal em sala de aula.
Queli Cristina Rodrigues Ribeiro Pereira - Prova Brasil de Língua Portuguesa: um relato de intervenção sobre os aspectos cognitivos da leitura.
Raquel Teixeira da Silva - Dize-me o que falas e te direi quem és: língua, identidade e 3cultura “Tucuju”.
Valquiria Aranda Ventura da Silva - O Blog como suporte de divulgação do conto de ficção: uma proposta de intervenção didática no 9º ano da E.E. Rotary Club de Corumbá/MS.
3ª TURMA - DISSERTAÇÕES
Ariane Wust de Freitas Francischini - Retextualização a partir do gênero discursivo memória: proposta de trabalho na Escola Estadual Zumbi dos Palmares, na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio – Jaraguari-MS.
Dagmar Vieira Nogueira Silva - Observações sobre os processos de leitura e seus intertextos na obra Vovó tá com a macaca, de Ivan Jaf .
Danyele Aparecida Nunes Campozano Siqueira - O ensino de literatura em diálogo com as novas tecnologias: o poema em sala de aula.
Edriane Andrade de Souza - Literatura e ensino em diálogo com as tecnologias digitais: produção de minicontos a partir da obra Adeus conto de fadas, de Leonardo Brasiliense.
Eliana Costa Bessa - Gênero memórias literárias: a leitura e a produção textual com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental II.
Ernani da Silva Vargas - O uso de descritores de leitura nas aulas de língua portuguesa com alunos do nono ano do ensino fundamental II.
Jaqueline da Silva Borges - O gênero discursivo anúncio publicitário nas aulas de Língua Portuguesa no 9º ano do ensino fundamental: aperfeiçoando a compreensão e a produção de textos.
José Rone Rabelo da Silva - Perspectivas de leitura e letramento literário no ensino fundamental II.
Joseane Aparecida de Souza Francisco - Variação linguística no ensino fundamental: a orientação do livro didático “Português: Linguagens” para o 7º ano e a mediação do professor .
Juliana Souza Barbosa - Conto fantástico: uma abordagem do letramento literário em turmas do 9º ano do ensino fundamental.
Patricia Lima Domingos - Letramento informacional digital e produção de infográficos nas aulas de Língua Portuguesa com alunos do nono ano do ensino fundamental.
Pedro Márcio Medina Pessoa - O processo de formação de leitores numa perspectiva interacionista.
Ricardo do Nascimento Oliveira - Crônica digital: uma nova concepção de leitura nas aulas de literatura.
Silmara Cristina Batista da Silva - Toponímia e ensino: um estudo dos nomes dos logradouros de Mundo Novo – MS.
Soeli Bento Clementi - O ensino do vocabulário no livro didático: uma proposta de reestruturação.
Vanderlis Legramante Barbosa - Multiletramentos críticos e construção de sentidos em textos multimodais nas aulas de Língua Portuguesa.
4ª TURMA - DISSERTAÇÕES
Ana Claúdia de Souza Silva - Dicionário e ensino do vocabulário: do uso à criação lexical por alunos do ensino fundamental II.
Andrea Vanessa Almeida Guimarães - Produção do gênero discursivo carta do leitor: uma reflexão sobre o preconceito nas aulas de língua portuguesa com alunos do 8º ano do ensino fundamental.
Camila Vergília Rosa Cavalcante - Memes: desenvolvendo descritores de Língua Portuguesa na interação com estudantes do 9º ano da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, no 2º semestre de 2018.
Érica Oliveira do Espírito Santo Gonçalves -A inferência em textos de Língua Portuguesa por alunos de origem boliviana em Corumbá-MS.
Glaucia Adriana Alves da Cruz Silva - Compreensão e produção do gênero discursivo causo pantaneiro: oralidade, memória e identidade.
Jackeline Pinheiro da Fonseca Ribeiro - O Moodle como ferramenta para o ensino reflexivo de gramática.
Marielle Lemes dos Santos Fernandes - Caminho da leitura: percurso de incentivo à leitura literária com os alunos do 7º ano do ensino fundamental.
Mauro Cézar da Silva – O herói da margem: a recepção da periferia.
Mariana Lansttai Bevilaqua Aro - As fake news e o texto multimodal como contribuição para formação do leitor crítico.
Núbia da Costa Torres de Sousa - Gênero relato de experiência: a produção textual escrita com crianças do 3º ano do ensino fundamental.
Sindolei Glória Martins Silva - Dicionário e ensino do vocabulário: do uso à criação lexical por alunos do ensino fundamental II.
Tatiana da Silva Magalhães Marangoni - As marcas da argumentação nas narrativas míticas: uma proposta de transposição didática.
Thaís Maciel Piasentine Barbosa - Caderno de Produção Textual: Sistematização da Prática da Escrita.
5ª TURMA - DISSERTAÇÕES
Aline dos Santos Teixeira da Costa - Antropônimos: uma proposta didática na Escola Municipal Antônio Sandim de Rezende em Terenos – MS.
Damares Alves de Araujo Basmage - Da fala à escrita: retextualizacão a partir de relatos sobre a Escola Leovegildo de Melo e os assentamentos da Comunidade Estrela-MS.
Elesandra Rodrigues Dias Ferraz - Monteiro Lobato em sala de aula: leitura literária e experiência audiovisual com O Sítio do Picapau Amarelo.
Eliete Lopes Matricardi - A escrita de poemas como expressão das vivências plurais: produção autoral de poesias no ensino fundamental e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais por meio da leitura da poesia de Antônio Carlos Silveira Soares.
Enilva Maciel Ribeiro - O conto maravilhoso como proposta de letramento literário em uma perspectiva regional atual nas aulas de produção de texto.
Helga Ticiana de Barros Maciel - Ensino de literatura: uma proposta de confecção de material didático-pedagógico para a disciplina de iniciação aos estudos literários na EJA da rede municipal de Campo Grande- MS.
Jenniffer Molinas Prado Soares - Rotacismo: análise do fenômeno linguístico estigmatizado e discriminatório da fala sob uma perspectiva dagnóstico variacionista com alunos de escola municipal de Corumbá-MS.
Jonathan Gonçalves dos Santos - Da fábula ao roteiro: uma proposta de sequência didática para o letramento literário nas aulas de Língua Portuguesa.
Juliana de Souza Silva - De leitor a poeta: uma experiência de ensino de poesia no ensino fundamental II.
Letícia Maria de Jesus Monteiro – Estilo e variação linguística no gênero textual canção popular: uma proposta de ensino da Língua Portuguesa.
Loid Rodrigues - Análise, compreensão e intervenção dos desvios na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II, através da leitura e produção dos gêneros fábulas e contos, no formato de histórias em quadrinhos, nas aulas de Língua Portuguesa.
Nãnashara Cavalcante Boehm da Silva Barbosa - A Leitura de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, de C. S. Lewis: um estudo de caso do 7º ano da Escola Estadual Arlindo de Sampaio Jorge, em Campo Grande, MS.
Nilcéia Gonçalves Cáceres - O texto literário a partir da poesia de Cecília Meireles: uma proposta didática.
Roseane Limoeiro da Silva Pires - O gênero documentário e a multimodalidade: representação de sentidos e patrimônio histórico-cultural.
Rosimeire Santos Alecrin - A formação do leitor crítico nos anos finais do ensino fundamental por meio da leitura de contos.
Roziléia de Oliveira Sales - Leitura, escrita e reescrita na obra “Vida da gente” de Fernando Bonassi.
Vanessa Cristina Alves da Silva - Grupo de habilidade de vida – o suicídio sob uma perspectiva transdisciplinar em linguagens.
Vera Lúcia Ferreira Urt - Reflexões sobre alfabetização tardia em Libras - estudo de caso.
6ª TURMA - DISSERTAÇÕES