Políticas Públicas, Cultura e Sociedade (Paranaíba)

Projetos de Pesquisa

 

GRUPOS DE PESQUISA REGISTRADOS NO DIRETÓRIO NOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
 
 
 
1. NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS - NEPECS 
    Lider Prof. Dr. Geovane Ferreira Gomes
    Grande área: Sociologia
    Linhas de pesquisa: a) Ciências Sociais, b) Cultura, Ideologia e Poder, c) Sociologia da Tecnologia
    Pesquisadores internos envolvidos: Dr. Carlos Eduardo França, Dr. Daniel Pícaro Carlos e Dra. Juliana do Prado
 
2. DEMOCRACIA, POLITÍCAS PÚBLICAS E AÇÃO COLETIVA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO
    Lider Prof. Dr. Ailton de Souza
    Grande área: Ciência Política
    Linhas de pesquisa:
    a) Democracia, lutas por direitos sociais e cidadania,
    b) Democracia, políticas públicas, ação  coletiva e participação popular.
    Sintese do Grupo:
    O grupo de pesquisa Democracia, políticas públicas e ação coletiva no contexto de desenvolvimento busca                  debater temas candentes no campo da ciência política e sociologia contribuindo para o desenvolvimento                      político, social e  econômico em diferentes perspectivas. 
    Pesquisadores internos:
    Dr. Carlos Eduardo França,
    Dra. Luciana Henrique Silva,
    Doutorando Sinomar  Ferreira do Rio. 
    Pesquisadores externos:
    Dra. Fernanda Witt Cidade (Instituto Federal Catarinense),
    Doutoranda Patrícia Benedita Aparecida Braga (UFSCAR), 
    Me. Roberto Dombroski Souza (Instituto Federal Catarinense).
 

 

Projetos de pesquisa em andamento

 

 

Título: Mobilização e participação popular no estado do Mato Grosso do Sul: lutas, projetos e a consolidação da sociedade política local.

Coordenador: Dr. Ailton de Souza

Período: 2018-2020

A presente proposta de pesquisa visa contribuir para o desvendamento do estado do Mato Grosso do Sul a partir da análise de atores da sociedade e civil e a sociedade política no âmbito de sua construção democrática. Para tanto analisa contribuições teóricas, bem com dados de jornais e revistas em torno da ação coletiva e da influência de partidos políticos no contexto de disputas de entre projetos com interesses distintos e, sobretudo, no plano desenvolvimento do estado.  Partindo desta perspectiva, este projeto, busca reunir informações a partir de relatos e entrevistas de atores relevantes no plano social considerando evidencias da história política e social de diferentes regiões do estado. Considerando tal abordagem adotamos metodologias diversas, mas complementares que possibilitam identificar, mapear e compreender o estado sob diferentes matizes.

Título: SILÊNCIO DA COR: ESCRAVIDÃO NA REGIÃO DO BOLSÃO SULMATOGROSSENSE (1838-1888)

Coordenador: Doutorando Alexandre de Castro

Período: 2017-

 Este projeto de pesquisa tem como objetivo central recuperar, analisar e interpretar aspectos de natureza histórica da escravidão no município de Paranaíba, Estado de Mato Grosso do Sul, contida nos registros e notas do 1º Cartório de Registros deste município. A elaboração dessa formulação tornou-se possível em virtude do desenvolvimento de um projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2012 a 2014, período no qual foram lidos e analisados quatorze livros de registros na própria sede cartorária pelo pesquisador membro do corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. A revisão da história regional do bolsão sulmatogrossense possui dupla pretensão: resgatar os fatos de um regime escravocrata entre os anos de 1838 a 1888 (delimitação temporal decorrente das anotações encontradas nos livros), que permanece em silêncio na historiografia, além da recuperação do papel de escravizados e forros na fundação e desenvolvimento do município de Paranaíba e região. Tal revisão será permitida pelo acesso as informações através de fontes primárias coletadas e discriminadas nos registros e notas, que compõe resultado de pesquisa documental contidas em Relatório Científico Final enviado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Divisão de Pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, em 2014, aliada a uma pesquisa bibliográfica especializada na temática da escravidão. Da análise da documentação realizada até o momento é possível compreender parte da dinâmica do cotidiano das relações sociais estabelecidas entre proprietários e escravos/forros, das formas de manumissões e da luta por liberdade nesta região, que por sua vez guardam estreitas relações entre os fatos que aconteciam no Brasil durante boa parte do século XIX.

Palavras-chave: Escravidão. Cotidiano. Relações Sociais. Mato Grosso do Sul.

 

Título: Entre os fios do novelo: análise da complexidade das medidas socioeducativas das Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS) em um contexto neoliberal de recrudescimento punitivo do sistema de justiça criminal

 

Coordenador: Dr. Carlos Eduardo França

Período: 2017 -

A proposta da presente pesquisa é analisar os crimes cometidos pelos adolescentes em conflito com a lei que sofreram privações de liberdade nas Unidades Educacionais de Internação do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS), tendo como recorte analítico os adolescentes que estiveram internados na Unidade Educacional de Internação Masculina ?Aurora Gonçalves Coimbra? - UNEI ?Tia Aurora?, em Três Lagoas/MS, dentre os anos de 2006 a 2016. O interesse pelo tema surgiu a partir dos fatos noticiados pela imprensa sobre as condições degradantes da UNEI - ?Tia Aurora?, e as repercussões das tentativas de fugas e motim por parte dos internos; o que evidencia os desrespeitos dos direitos humanos desses menores em conflito com a lei. O objeto central desta pesquisa consiste na análise das influências do dispositivo médico-criminal de drogas (Campos, 2015) exercidas sobre os índices de encarceramento dos menores em conflito com a lei nas Unidades Educacionais de Internação do Estado do Mato Grosso do Sul (UNEI - MS), em decorrência das alterações qualitativas no sistema de justiça criminal promovidas por esta nova lei de drogas - lei 11.343 de 2006, que promoveram a centralidade na figura do delinquente sentenciado pela ilegalidade tráfico de drogas. O foco do estudo é a análise da construção da culpabilidade dos sentenciados em duas dimensões do sistema de justiça criminal: a da Polícia e a do Sistema Judiciário. Para tanto, utilizaremos da pesquisa quantitativa para produzir gráficos com variáveis como tipos de crimes, escolaridade, profissão, raça, reincidência, dentre outras; e a pesquisa qualitativa por meio da análise dos Boletins de Ocorrência, Inquéritos Policiais e Processos Crimes de alguns adolescentes internados por tráfico. Esperamos compreender este aspecto da construção da delinquência associada ao crime tráfico de drogas, inserindo esta reflexão no contexto de mudança qualitativa no sistema de justiça criminal a partir da década de 1970. Para tanto, consideraremos as diversas instâncias de poder que constituem os dispositivos da justiça criminal, para entender este sistema em um contexto mais amplo de mudanças políticas, econômicas, culturais e sociais que afetam a população na atualidade.

 

Título: Além das 'empresas de garagens': masculinidades, mídias digitais e mercados

Coordenadora: Dra. Juliana do Prado

2018 - Atual

Este projeto visa investigar as relações entre masculinidades e mercado de negócios por meio dos usos das mídias digitais. O objetivo é dar continuidade a pesquisa etnográfica sobre busca de apoio emocional, enfocando aspectos relacionados à circulação e construção de masculinidades por meio dos usos das mídias digitais com finalidades profissionais. No intuito de aprofundar reflexões iniciadas em meu doutorado, esse projeto se insere como continuação das investigações tendo como base a pesquisa etnográfica realizada e sugerindo novas pesquisas e aprofundamento teórico e analítico em torno do material coletado. Tal pesquisa se propôs a analisar os usos das mídias digitais como apoio emocional, conceituado como relação social na qual os sujeitos buscam por auxílio para lidar com demandas emocionais. Estas são referentes inicialmente às relações afetivo-sexuais que desembocam em processos de subjetivação que lidam com as esferas do gênero, classe social, sexualidade, raça, geração, ocupação profissional, entre outros eixos possíveis de análise. A referida pesquisa despertou questões que necessitam de mais análises, especialmente no que tange ao modo como circulam masculinidades associadas aos usos das mídias digitais, promovendo mercados de apoio emocional, coaching, assessorias profissionais e pessoais, permitindo a construção de novos mercados profissionais. Baseado no referencial teórico dos estudos sobre tecnologias, mídias digitais, gênero, sexualidade e diferenças, pretende-se averiguar a hipótese de que os usos das mídias digitais desembocam em um processo no qual os homens ganham evidência, possibilitado pela circulação de masculinidades, concomitantemente ao modo como constroem redes de socialidade, apoio emocional e profissional.

 

Projetos de extensão em andamento

 

Projeto: Contextos e cenários do desenvolvimento político, econômico, social e cultural de Paranaíba – MS

Coordenador: Dr. Ailton de Souza

Projeto: Atores Sociais, problemas urbanos e desenvolvimento

Coordenador: Dr. Ailton de Souza

Projeto: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL A JOVENS DO ENSINO MÉDIO

Coordenador: Dr. Geovane Ferreira Gomes

Projeto: Apoio ao desenvolvimento de organizações sindicais e assentamentos rurais na região do bolsão sul-mato-grossense

Coordenadora: Dra. Luciana Henrique da Silva


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato