Artes Cênicas
Licenciatura
PROJETOS DE PESQUISA
PESQUISAS EM ANDAMENTO
O CORPO MITOLÓGICO NAS DANÇAS BRASILEIRAS
Projeto de Pesquisa coordenado pela Profa.Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, vinculado ao Grupo De Pesquisa em Danças Populares Brasileiras "Renda que Roda"
Este projeto é um desdobramento dos últimos dois projetos desenvolvidos pela proponente e tem como objetivo principal verificar o ocorrência da teoria do corpo mitológico nas práticas de composição a partir das danças brasileiras. A proposta é cruzar as pesquisas anteriores - tanto teórica, quanto praticamente- buscando, efetivar a construção de um corpo cênico a partir da estruturação corporal advinda da pesquisa de campo nas manifestações populares de danças brasileiras e de laboratórios práticos de criação a partir dos estados alterados de consciência, que conduzem ao corpo mitológico. Essa pesquisa ainda busca legitimar as danças populares brasileiras como produção artística nacional einspiração poética para a cena.
ARTE E CULTURA NA FRONTERA: “Paisagens” Artísticas em Cena nas “Práticas Culturais” Sul-Mato-Grossenses
Projeto de Pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Antônio de Oliveira , vinculado ao NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas.
Este Projeto de Pesquisa propõe um estudo epistemológico das representações da identidade cultural local na contemporaneidade, tendo o estado de Mato Grosso do Sul e suas fronteiras internacionais e limites geográficos nacionais como espaço geoistórico-cultural de investigação a partir de algumas das produções artísticas de artistas (da cena, do corpo ou da plástica) sul-mato-grossenses que buscaram retratar como “paisagens conceituais” as identidades dos sujeitos biográficos desse lócus cultural. Como exemplo é possível citar as pinturas de Wega Nery (1912-2007), Henrique Spengler (1958 – 2003), Jorapimo (1937 – 2009) e Ilton Silva (1943), as produções coreográficas do grupo Ginga – Cia de Dança, do grupo performático Desvio Coletivo, especialmente na performance CEGOS que, apesar de não ser sul-mato-grossense balizou na cultura do estado de Mato Grosso do Sul para discutir questões pertinentes ao Projeto, entre outros artistas que certamente se farão necessários serem abordados. Valendo-me das discussões acerca das identidades culturais, e tomando as produções artísticas de “paisagens conceituais” dos referidos artistas como registro das mudanças socioculturais na última virada do século, especialmente, e o avanço da globalização, o Projeto de Pesquisa visa discutir a forma de representação contemporânea das identidades culturais dos indivíduos locais na produção artística de artistas sul-mato-grossenses. Como também pretende discutir qual é o corpo que as produções artísticas ocupam e encenam nas fronteiras internacionais e limites geográficos sul-mato-grossenses. Como aportes teóricos que sustentarão as discussões no Projeto de Pesquisa serão tomados conceitos e reflexões oriundos das teorias culturalistas, pós-coloniais, da crítica biográfica e da crítica cultural, especialmente as formuladas na América Latina e por estudiosos brasileiros.
ARTE, EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E CINEMA:" Em busca de uma experiência estética plena do saber sensível"
Projeto de pesquisa coordenado pela Profa.Dra. Keyla Andrea Santiago Oliveira.
Percebe-se, no contato com as escolas, que estamos às voltas com os ditames da indústria cultural como única provedora de uma pedagogia da imagem, do corpo e da música, e a instituição educativa precisa fazer frente a essas questões, preenchendo lacunas especialmente criadas a partir de discursos aparentemente belos e harmônicos e experiências de sensibilização. No desenho desse contexto, faz-se necessário pensar projetos de pesquisa que investiguem as interfaces entre as linguagens da arte e que tipo de concepções tem permeado as ações dos docentes (pedagogos e docentes artistas) nas instituições de Educação Básica no que se refere à experiência estética e o saber sensível. Este projeto dedica-se a essa investigação, tentando compreender como tem se dado a experiência estética e a vivência do saber sensível no que diz respeito à arte, à educação, à infância e ao cinema em algumas instituições educativas de Campo Grande, tendo por base três linhas de ação: reflexões teóricas, pesquisas empíricas e construção de propostas didático-estéticas.
PROJETO DE PESQUISA EM DANÇA-EDUCAÇÃO
Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Christiane Guimaraes de Araújo
Este projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar e fortalecer os estudos teóricos e práticos sobre a Dança na/para a educação formal e não-formal. Este será realizado com os acadêmicos e egressos da graduação de Artes Cênicas e Dança na Unidade Universitária de Campo Grande, em 3 ações, sendo elas: 1: Grupo de Pesquisa de Educação em Dança – Corpos Ressignificados em Instituições Escolares (GPED-CRI(s)ES) - Grupo de estudo teórico prático, que será realizado em encontros semanais com acadêmicos do 1º ao 4º ano e egressos do curso, que buscam aprofundar seus estudos e formação em dança criativa/educativa (ação vinculada e decorrente da disciplina de didática e metodologia do ensino da Dança). Para 2020, a previsão é que este grupo de estudo tenha um braço de extensão, no qual será criado o projeto “CriançaCriandoDança” que contemplará a comunidade José Abrãao com o oferecimento de aulas de dança para crianças. 2: Orientações de pesquisas de TCC e iniciação científica que abordem temáticas como: Poéticas da dança na educação básica; Processos de ensino aprendizagem e reflexão da dança para o espaço escolar e não escolar; Formação de professores em dança. Para 2020 a proposta é o lançamento de um livro com artigos sobre suas pesquisas desenvolvidas no grupo. 3: Realização do “II AdoceDança” - II Encontro de Arte e Docência em Dança - sendo este um evento científico de 1 dia vinculado à disciplina de produção cultural, que trará discussões em torno da dança educação e/ou educação em dança.
TÉCNICA KLAUSS VIANNA: movimentos artístico-pedagógicos para o corpo que dança
Projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Dra.Dora de Andrade Silva
O projeto de pesquisa proposto será desenvolvido no contexto do Curso de Artes Cênicas da UEMS/UUCG. Busca-se investigar os processo artísticos e pedagógicos envolvendo a Técnica Klauss Vianna pensando assim o estudo e trabalho sobre o corpo sensível que abrangem os múltiplos fazeres dos/as futuros/as formandos/as de artes cênicas. Serão pesquisados os princípios de trabalho sobre o corpo e movimento desenvolvidos pela família Vianna se apoiando na indissociabilidade entre técnica e criação, sala de aula e cena, entre práticas artísticas e pedagógicas, que esta corrente de pensamento comunga (MILLER, 2012). Para tanto serão desenvolvidas investigações que propõem a não separação da experimentação corporal e a reflexão teórica, mas que buscam se dar por meio de ações, nestas instâncias, que se interpenetram e se retroalimentam. O projeto propõe ainda um diálogo com as linhas de ações desenvolvidas pelo Núcleo Fuga! – grupo que investiga as interações entre dança, performance e teatro – buscando, principalmente, o olhar e atravessamento do campo da performance articulado aos princípios da Técnica Klauss Vianna, trabalhados por esse coletivo. A pesquisa se apoiará no método da cartografia como aposta para estudar processos acompanhando movimentos e não estruturas estanques, lançando mão de um método igualmente processual que deflagra a necessidade de aderência do pesquisador ao plano da experiência, onde o conhecer e fazer se tornam inseparáveis (KASTRUP, 2010). Neste percurso, a pesquisa docente aqui apresentada pretende diálogo com a pesquisa discente que irá compor as ações do projeto, buscando abertura, escuta e postura colaborativa na construção do saber.
PESQUISAS CONCLUÍDAS
AS DANÇAS BRASILEIRAS NA EDUCAÇÃO
Projeto de Pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, vinculado ao grupo de pesqusia APE-IPE.
Este projeto de pesquisa teve como objetivo principal sistematizar uma possível metodologia de trabalho coma dança na educação a partir das danças brasileiras. A proposta inicial foi aprimorar a metodologia de trabalho usada na investigação da experiência com os acadêmicos na disciplina do 4o ano do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS, ministrada pela proponente, a partir do olhar para o "corpo soma", para o par "experiência/sentido", apresentado por Jorge Larrosa Bondia e para a educação estética (educação sensível) defendida por João-Francisco Duarte junior. O trabalho a partir das danças brasileiras apresenta ao educando um caminho para o aprendizado corporal-sensível, transformando seu olhar no que se refere à cultura brasileira, como parte da educação etnico-racial e no corpo soma como agente da/para a educação. O projeto tece incício em 2014 e término em 2017.
FESTIVAL DE UMA CIA SÓ: a teatralidade como recurso cênico
Pesquisa coordena pelo Prof. Dr. Marcus Villa Góis (vacância), visou o fortalecimento das Artes Cênicas no estado do Mato Grosso do Sul deve embasar-se em estudo contínuo e rigoroso, aos moldes científicos, que defina matrizes estéticas e pedagógicas que concorram para o aperfeiçoamento dessa arte e do ensino dessa arte. Nesta pesquisa, buscou-se estudar a teatralidade como elemento constitutivo da cena contemporânea, característico e definidor de sua especificidade, o que torna teatral o espetáculo de teatro, dança, performance, commedia dell’arte, palhaço, circo, bonecos ou de rua. Através de pesquisa teórica, da observação de grupos e da prática cênica, dentro do projeto de extensão Festival de Uma Cia Só, procurou-se conceituar, descrever e analisar o que é específico da cena teatral, para efetivamente criarmos um espetáculo e participarmos de mostras, seminários e congressos. Insere-se na Linha de Pesquisa 2 (Estéticas e Poéticas da Cena) do Grupo de Pesquisa do CNPQ: APE IPE - Aliança de Pesquisa e Extensão Interdisciplinar em Percursos Criativos e Estéticas Cênicas; criado no âmbito do curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS. O projeto ocorreu entre 2013-2015.
A MITOLOGIA NA DANÇA CONTEMPORÂNEA: quando o mito atravessa o corpo
O projeto de pesquisa de doutoramento da Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, tratou da investigação do mito na dança contemporânea entendendo a mitologia como uma força que atravessa o corpo vivo em processo, ou seja, o corpo que está se reconstruindo e se resignificando a cada instante de novas experiências e sendo afetando de várias maneiras por inúmeros fatores, como por exemplo, o mito, que está presente no inconsciente individual e coletivo da humanidade. Partindo desta premissa, a hipótese desta proposta é de que o corpo da dança contemporânea é um corpo que processa essas “afetações” mitológicas quando se move expressivamente transformando-asem símbolos mitológicos. A pesquisa objetivou estudar a relação entre mitologia edança cênica, a partir da presença de arquétipos no inconsciente do artista e de possíveis símbolos gerados pelo corpo em movimento. A pesquisa foi iniciada em 2012 e concluída em 2014.
FESTIVAL DE UMA CIA SÓ: a dramaturgia do ator em improvisações ispiradas na Commedia dell’Arte
A pesquisa de doutoramento do Prof. Dr. Marcus Villa Góis (vacância) tomou por objeto o trabalho desenvolvido por mim e por um grupo de atores, com a denominação de Festival de Uma Cia Só. Esta tese discute a improvisação do ator na criação dramatúrgica contemporânea, em Salvador, Bahia, tomando por base a Commedia dell’Arte, como fenômeno histórico, e experimentada a partir dos conceitos de canovaccio, sequência de ações, e zibaldone, fragmento de textos, que perduram até o século XXI. A pesquisa foi desenvolvida nos anos 2010 - 2013.
PROJETOS DE EXTENSÃO
EXTENSÃO CONCLUÍDOS
ALFABETIZAÇÃO BILÍNGUE: uso da Língua de Sinais na afabetização de crianças ouvinte
Coordenado pelo Prof. Dr. Herbertz Ferreira, o projeto está em andamento, iniciou em 2016 com previsão de término em 2018. Esta extensão tem por objetivo propiciar capacitação aos acadêmicos das Licenciaturas da Unidade de Campo Grande e docentes alfabetizadores da rede municipal e estadual no desenvolvimento de uma prática pedagógica bilíngue (Língua Portuguesa e Libras - Língua Brasileira de Sinais) e disseminar a Língua de Sinais às crianças ouvintes matriculadas nas escolas públicas de Campo Grande - MS.
OFICINA - MONTAGEM: o corpo em Cena
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ARTE: estudos, apreciação e criação.
A presente ação extensionista, coordenada pela Profa. Ma. Flávia Cavalcanti Gonçalves, busca possibilitar aos licenciandos e egressos aprofundar os estudos em educação de jovens e adultos e, a possibilidade de trabalhar com as artes cênicas em atividades diversas contribuindo para formação continuada de professores desta modalidade de ensino. Com momentos distintos e simultâneos, licenciandos, egressos e professores de educação de jovens e adultos estarão socializando saberes e espaços, uma vez que os licenciandos e egressos irão visitar escolas e salas de aula e os professores irão assistir produtos finais de disciplinas do curso de artes cênicas. Ao final os licenciandos e egressos apresentarão produtos acadêmicos, tais como: artigo completo; pôster; produto artístico; relato de experiências e outros. O projeto teve início em 2016 com previsão de termino para 2018.
CIRANDA ECOLÓGICA:uma práxis interdisciplinar na invenção do sujeito ecológico sob um olhar cênico
Coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Espíndola Gonzalez, entre 2016-2017, o projeto visou contribuir na disseminação de uma práxis interdisciplinar no despertar de uma consciência ecológica na formação do educador, contribuindo para a formação de ecocidadania na preservação e conservação ambiental urbana. No contexto do trabalho, a promoção de oficinas, perfazendo uma ciranda ecológica em práticas de Educação Ambiental, Artes Cênicas, Pedagogia, Ciências Biológica e Geografia como resultado a formação pedagógica ecológica dos participantes, além de pressuposto teórico e metodológico da pesquisa Fenomenológica.
CAFÉ COM PESQUISA: estudos sobre História Oral
O projeto, vinculado ao curso de Lic. em Artes Cênicas e Dança, foi coordenado pela Profa. Ma. Flávia Cavalcanti Gonçalves em 2015, possibilitou atráves de debates refletir e compartilhar estudos e pesquisas sobre o tema , que se caracteriza como um campo interdisciplinar e especialmente um instrumento de pesquisa. Ao propor o encontro de pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação para fomentar a pesquisa científica em contextos acadêmicos e profissionais, e o compartilhamento de memórias individuais e coletivas dos saberes circunscritos as áreas de atuação dos participantes. De caráter interdisciplinar Café com pesquisa: estudos sobre História Oral deu continuidade ao projeto Café com Pesquisa: Estudos sobre Prática de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais coordenado pela professora Dra. Vera Lúcia Guerra e vinculado ao Curso de Lic. em Pedagogia. |
CICLO DE PALESTRAS APE IPE
Coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, o projeto funcionou entre os anos de 2013 - 2015. O projeto consisitiu na realização de um ciclo de palestras coordenado pelo grupo de pesquisa em Artes inscrito no Cnpq, o APE IPE ( Aliança de Pesquisa e Extensão Interdisciplinar em Percursos Criativos e Estéticas Cênicas), através de convite a professores e pesquisadores da área para divulgarem suas pesquisas em seminários, possibilitando um debate e um estímulo à pesquisa.
NEPAC - Núcleo de Estudos e Produções Artístico-Culturais
Coordenado pelo Prof. Me. Fernandes Ferreira de Souza, a extensão ocorreu nos anos de 2013 à 2015. A proposta visou a consolidação de fases anteriores já realizadas com sucesso, da construção de um Núcleo, no Curso de Artes Cênicas e Dança, que abrigue docentes e discentes, interessados no fazer cultural com membros da comundade externa. O projeto ganha agora novo impulso, graças a parcerias fechadas com a FCMS e com a SED, garantindo assim a sua inserção nas Escolas Estaduais do Município,assim como levar estas experiências para o paklco, em sua fase final. Estas experiências tratam do estudo, pesquisa e montagem de espetáculos cênicos.
FESTIVAL DE UMA CIA SÓ, PROJETOS INTEGRADOS
O Festival de Uma Cia Só, versão 2013, coordenado pelo Prof. Dr. Marcus Villa Góis (vacância) entre 2013 - 2015, teve por objetivo desenvolver um percurso pedagógico criado a partir da tese de doutorado de mesmo nome. O projeto consiste em aulas de teatro, com ênfase em improvisação, circo, contato improvisação e commedia dell’Arte, para o público dos acadêmicos da UEMS e também externo, com interesse nas artes cênicas. Se desenvolverá todas as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, na sala de dança do Curso de Artes Cênicas e Dança da UEMS. Gerou como produto a montagem de 4 espetáculos improvisados no mês de Junho e mais 4 no mês de Novembro de 2013.
Entre 2013-2014 o Prof. Dr. Marcus Villa Góis, orientou a aluna bolsista PIBEX - Tauanne Gazoso Lacerda no projeto Sábado Cênico, o projeto consistiu na exibição de um filme relacionado às artes cênicas todo primeiro e terceiro sábado do mês. Após a exibição do filme ocorre um debate com especialistas de várias áreas do conhecimento, especialmente arte e psicologia. Teve por objetivo fomentar a arte na cidade de Campo Grande. Seu escopo é de instituir o auditório da Escola Estadual Hércules Maymone, sede do curso de Artes Cênicas da UEMS à época , como um polo cultural na cidade, estabelecendo os sábados como um dia na semana de atividade permanente. A prioridade para a escolha dos filmes é que eles se relacionem às Artes Cênicas. Como resultado será lançado um livro a partir dos debates realizados após os filmes.
OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho, a extensão foi ofertada entre os anos de 2012 - 2014. A oficina foi ofertada de Dança Contemporânea foi ofertada semanalmente com o objetivo de divulgar e exercitar a prática e a reflexão sobre essa linguagem cênica. Aberta para todos os interessados acima de 16 anos, com ou sem experiência nessa linguagem de dança.
Entre 2013-2014 a Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho orientou o aluno bolsista PIBEX - Douglas de Oliveira Caetano no projeto: Iniciação à dança contemporânea. A proposta objetivou a realização de uma oficina de dança contemporânea voltada especificamente para adolescentes da comunidade Campo Grandense entre 12 e 16 anos.Com a intenção de possibilitar a experiência da prática dessa linguagem artística, esse projeto se propõe a estender as ações da Universidade, proporcionando aos adolescentes a oportunidade de experienciar a linguagem artística da dança contemporânea de maneira a sensibilizar seus corpos e seus olhares para a atividade artística-expressiva que essa linguagem
FESTIVAL DE UMA CIA SÓ
O Festival de uma Cia Só faz parte da pesquisa de doutorado: “Festival de Uma Cia Só: a Dramaturgia do Ator em Improvisações Inspiradas na Commedia dell'Arte”; que se desenvolve no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA; coordenada pelo Prof. Dr. Marcus Villa Góis (vacância) e foi desenvolvido nos anos 2011-2012. A Commedia dell'Arte é mundialmente conhecida por seus personagens: Arlequim, Pantaleão, Colombina, Capitão e o Doutor que atuam com máscaras e os Enamorados que atuam sem máscaras. Este projeto consiste em aulas inspiradas na Commedia dell’Arte, no circo e de interpretação teatral objetivando a criação de um festival de espetáculos teatrais, interpretados de maneira improvisada, por uma única companhia de atores. Os espetáculos serão criados a partir de roteiros do século XVII da Commedia dell’Arte.
NEPAC -Núcleo de Estudos e Produções Artístico-Culturais
Arte, Educação, Infância e Cinema: Em busca de uma experiência estética plena do saber sensível.
O corpo mitológico nas Danças Brasileiras: Uma proposta de pesquisa cênica em dança
Projeto de Pesquisa em Dança-Educação
Projeto de pesquisa-Técnica Klauss Vianna: movimentos artístico-pedagógicos para o corpo que dança
ARTE E CULTURA NA FRONTERA:" Paisagens" Artísticas em cena nas "Práticas Culturais" Sul-Mato-Grossen
Do Papel à cena: estratégias de construção de adereços para composição da encenação