Artes Cênicas

Licenciatura

Estágio & TCC

ESTÁGIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

A concepção de estágio curricular supervisionado no projeto do curso envolve tanto a formação para o magistério quanto do ensino fundamental e médio, tendo como parâmetro fundante a legislação vigente para a área que prega os seguintes ditames no que se refere ao estágio nas escolas de educação básica, se desenvolvendo a partir da segunda metade do curso, reservando-se um período final para a docência compartilhada, sob a supervisão da escola de formação, preferencialmente na condição de assistente de professores experientes.

No Curso de Artes Cênicas, licenciatura, o estágio compreende 408 horas de estágios, que asseguram a prática de ensino necessária à profissão. Estes estágios são desenvolvidos em diversas etapas, tais como: preparação em sala de aula, observação dos diferentes níveis da educação básica, em espaços ecolares, aplicação de teorias e práticas no campo da arte/educação.

O estágio está subordinado ao regulamento de estágio com anuência da PROE (Pró-Reitoria de Ensino), elaborado pela COES (Comissão de Estágio do curso) e aprovado pelo colegiado.

O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório como componente curricular serão oferecidas na 3ª e 4ª série. A prática docente concorre para a formação da identidade do educador, articulando o estágio curricular supervisionado com as atividades acadêmicas.

O estagiário deverá efetivar sua docência nas etapas da educação básica, em escolas públicas ou privadas conveniadas, bem como em duas artes: teatro e dança; em conformidade com o Regulamento do estágio curricular supervisionado criado pela Comissão de Estágio, COES, e aprovado pelo Colegiado de Curso. As atividades e estudos realizados no Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, efetivados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, podendo ocorrer nas modalidades que perpassam os níveis da Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Educação Indígena poderão fundamentar ou ser aproveitados na elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

 



Roteiro de elaboração de projeto de estagio
Ficha de avaliação pela instituição
Ficha de frequência
Termo de Compromisso
REGIMENTO DE ESTÁGIO ARTES CÊNICAS E DANÇA
lista de convênios vigentes 2019

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso TCC consiste em uma atividade de pesquisa desenvolvida ao do curso por meio das disciplinas Itinerários Científicos.

O TCC será acompanhado por um professor orientador pertencente ao quadro de docentes do Curso e/ou por um professor de outro curso da UEMS e ou colaborador, desde que aprovado pelo Colegiado.

A pesquisa realizada individualmente pelo discente resultando um artigo que poderá ser  oriundo de suas experiências advindas do estágio curricular supervisionado ou programas como PIBID, PIBIC ou PIBEX .

O discente será avaliado por uma banca de professores, em sessão pública composta pelo orientador e por dois professores pertencentes ao Curso, podendo ainda ser um deles professor convidado, desde que aprovado pelo Colegiado.

 

 

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Turma 2021

 

TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - Turma 2020



Regulamento do TCC
Ficha de Acompanhamento de Orientação TEPI
TCC 2015 - A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS DRAMÁTICOS E TEATRAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
TCC 2015 - A DANÇA NA IGREJA CATÓLICA - um olhar sobre a Comunidade Católica Shalom
TCC 2015 - A EDUCAÇÃO SENSÍVEL COMO PROPOSTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA FRUIÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA
TCC 2015 - ARTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
TCC 2015 - O TEATRO DE SUASSUNA - UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE VALORES ÉTICOS E MORAIS NA EDUCAÇÃ
TCC 2015 - TEATRO DE RUA Tekoha – uma experiência de Teatro em espaço público
TCC 2015 - DANÇA CIRCULAR NA TERCEIRA IDADE
TCC 2015 - O TEATRO DE SUASSUNA UMA PROPOSTA DE DISCUSSÃO SOBRE VALORES ÉTICOS E MORAIS NA EDUCAÇÃO
TCC 2015 - A DANÇA NAS IGREJAS EVANGÉLICAS
TCC 2015 - O PALHAÇO NA CENA TEATRAL. CADÊ?!
TCC 2015 - A PRESENÇA DA POÉTICA CLOWN EM LA STRADA
TCC 2015 - "UM CICLO-DE-VIDA": PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DO CIRCO DO MATO
TCC 2015 - A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DE TEATRO
TCC 2015 - AS ARTES CÊNICAS EM SALA DE AULA, UM BATE PAPO SOBRE A DIFERENÇA: o eu, o outro e o nós.
TCC 2015 - ENGATINHANDO NAS ARTES CÊNICAS
TCC 2015 - DANÇA CIRCULAR NA TERCEIRA IDADE
TCC 2015 - A ARTE COMO CAMINHO DO SENSÍVEL: CONTIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
TCC 2015 - UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO PIBID: a disciplina de Arte e uma docente em formaçã
TCC 2015 - DANÇA FOLCLÓRICA REGIONAL E IDENTIDADE CULTURAL : A CONTRIBUIÇ ÃO DO GRUPO CAMALOTE P
TCC 2016 - COMO A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO PODE SER UMA FACILITADORA DO TRABALHO EM DANÇA PARA NÃO
TCC 2016 - CONTRIBUIÇÕES DAS ARTES NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN
TCC 2016 - O FIGURINO NA COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM TEATRAL.
TCC 2016 - COMO A DANÇA PODE PROPORCIONAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL?
TCC 2016 - ENSINO DE ARTE: MINHA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PENSADA COM O SUBSÍDIO DA TEO
TCC 2016 - DANÇAS INDÍGENAS KOHIXOTI KIPAE: CONTRIBUIÇÕES PARA A REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E CULTUR
TCC 2017 - MEDIAÇÃO CULTURAL DIALOGANDO COM A DANÇA E A EDUCAÇÃO
TCC 2017 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ARTE: a luz da organização do trabalho didático
TCC 2017 - O PAPEL DA TÉCNICA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA CÊNICO
TCC - 2017 - AS DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS: uma proposta de re(exuistência) da identidade do negro na
TCC 2017 - A LUDICIDADE E O ENSINO DO BALÉ CLÁSSICO PARA CRIANÇAS DE 05 ANOS: contribuições para o s
TCC - 2017 CORPO-VÍNCULO: processos de criação em arte, educação e tecnologia
TCC 2017- TEATRAL GRUPO DE RISCO: poética e composição artística na cultura local de Mato Grosso do
TCC - 2017 DANÇA E TEATRO NA ARTE-EDUCAÇÃO: linguagens que se retroalimentam criando possibilidades
TCC - 2017 OS "SALTIMBANCOS" DE CHICO BUARQUE: uma possibilidade pedagógica
TCC 2017 - DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um olhar a partir da educação sensível
TCC 2017 - DANÇA COMO PROPOSTA SENSÍVEL PEDAGÓGICA PARA ALUNOS COM AUTISMO
TCC - 2017 DA MESA PRO PALCO: criação teatral a partir de Roleplaying Game
TCC - 2017 NUDEZ(EN)CENA DA CRIAÇÃO A RECEPÇÃO
tcc 2017 - BALÉ E A ANCESTRALIDADE: demarcação do meu território no espaço e no mundo
TCC 2017 - POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PARA CULTURA E ARTE
TCC - 2017 CORPOS QUE DANÇAM (N)A CONTEMPORANEIDADE
TCC - 2017 JOGOS TEATRAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: possíveis contribuições na formação do aluno
TCC - 2017 - CONTEMPURBAN: questões em campo de experimentação em danças urbanas
TCC - 2017 O ENCANTAMENTO LÚDICO DA ARTE MÁGICA NA ESCOLA
TCC - 2017 MULHER, IDENTIDADE, SOCIEDADE: a dramaturgia de Garcia Lorca, em sua trilogia
TCC - 2017 BALÉ E A ANCESTRALIDADE
TCC - 2017 ARTE E CULTURAS LOCAIS: plástica e cênica (auto)biográficas de Conceição dos Bugres
TCC 2018- A COMPOSIÇÃO COREOGRAFICA E O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA
TCC 2018 - A COMPOSIÇÃO DRAMATURGICA DE A NINFA E O TIGRE
TCC 2018 - TEATRO DE ANTENA
TCC 2018- UMA NOVA POSSIBILIDADE NO EJA
TCC 2018-IHONEAKU - A VOZ QUE ECOA RESISTENCIA PELO CORPO
TCC 2018- MEMORIAS NO CHÃO
TCC 2018- CORPOS ESTRANHOS
TCC 2019 - CARTOGRAFIA DA IDENTIDADE: performance e gênero
TCC 2019 - DANÇA E CORPO PRETO
TCC 2019 - CORPO PRIMITIVO CONTEMPORÂNEO DA/NA MARGEM NÃO TECNO(LÓGICA)
TCC 2019 - O ENSINO DA ARTE A PARTIR DA ARTE-EDUCAÇÃO DESCOLONIAL DO SER, SENTIR E SABER: reflexões
TCC 2019 - RAÍZES - POÉTICAS DE IDENTIDADE ANCESTRAL : um processo de composição cênica em dança af
TCC 2019 - CORPO NEGRO NA CENA CONTEMPORÂNEA: uma experiência estética do espetáculo Gira
TCC 2019 - CEIFANDO CORPOS: narrativas do corpo da criança na educação infantil e ensino fundamental
TCC 2019 - A ARTE É FEITA DE CEM: linguagens e práticas pedagógicas em um ateliê de educação infanti
TCC 2019- ATENCIOSAMENTE EU: reflexões sobre o caminho do fazer artístico pelos estudos do corpo na


Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico