Humano
Pró-reitoria de Desenvolvimento Humano e Social
Setor de Atendimento Psicossocial
Espaço para o acolhimento e escuta do Servidor. Procedimentos que envolvem o recebimento dos servidores por profissionais qualificados em local com infraestrutura adequada e direcionamento das suas demandas, contribuindo para a humanização do atendimento. Realiza o acompanhamento psicossocial dos servidores quando em licença para tratamento da própria saúde, de familiar, maternidade e os auxiliam quando e quanto ao processo de readaptação. Também orienta as relações de trabalho com o propósito de alcançar progressos no desenvolvimento institucional como um todo, priorizando contudo, o ser humano.
Serviço Social:
Realiza mediação de conflitos nas relações de trabalho (técnica que auxilia e estimula identificar ou desenvolver soluções consensuais);
Apresenta Estudo Social da realidade e registra sua intervenção por meio dos seguintes instrumentos documentais: Relatório Social, Parecer Sociais, Laudo Social, Perícia Social para apresentação em perícia médica quando tratar-se de licença para acompanhar familiar e/ou quando a realidade demandar;
Realiza visitas domiciliares, hospitalares e/ou institucionais;
Realiza programas de aposentadoria;
Apoia e acompanha convênios que visem benefícios assistenciais aos servidores;
Realiza acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos;
Orienta os servidores quanto ao acesso dos seus direitos socias;
Assessora gestores auxiliando-os na identificação das condicionantes relativas a conflitos e gerando soluções para que as interações sejam finalizadas com sinergia;
Elabora e acompanha a execução de planos, programas e projetos específicos em sua área de atuação;
Pesquisa informação in loco e denuncia situações-problema;
Compõe grupos de capacitação de pessoal;
Organiza oficinas e trabalhos em equipe;
Coordena o trabalho dos técnicos da área;
Organiza cursos, palestras, reuniões e eventos técnicos e sociais.
Psicologia Organizacional:
Trabalha nos processos intrapessoais e das relações interpessoais, com o objetivo de compreender o comportamento humano;
Realiza acolhimento, escuta e aconselhamentos;
Realiza mediação de conflitos nas relações de trabalho (técnica que auxilia e estimula identificar ou desenvolver soluções consensuais);
Participa da elaboração e aplicação de instrumentos de avaliação pessoal, objetivando subsidiar as decisões de promoção funcional, movimentação de pessoal, programas de capacitação, desenvolvimento humano, entre outros;
Participa de programas e atividades na área de segurança do trabalho, no que diz respeito a aspectos psicossociais;
Participa de programas educacionais, culturais, recreativos e de saúde mental e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica;
Encaminha e orienta os servidores quanto ao atendimento adequado, no âmbito da saúde mental, nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação;
Desenvolve ações destinadas às relações de trabalho no sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos, intervindo na relação de conflitos e estimulando a criatividade na busca de melhor qualidade de vida no trabalho;
Acompanha a formulação e implantação de projetos de mudanças na Instituição, com o objetivo de facilitar sua absorção pelos envolvidos;
Participa do processo de desligamento de servidores, no que se refere a exoneração e ao preparo para aposentadoria, visando a elaboração de novos projetos de vida;
Participa do recrutamento, seleção e capacitação de pessoal;
Realiza pesquisa de clima organizacional;
Organiza oficinas e trabalhos em equipe.
SOBRE O ATENDIMENTO:
Consiste em apoio especializado aos servidores ou equipes que estejam passando por dificuldades que demandem atuação dos serviços de psicologia e/ou de serviço social.
A intervenção poderá ser individual ou em grupo, de acordo com a demanda e/ou conforme indicação da equipe do Setor de Atendimento Psicossocial (SAPS/DDP).
A iniciativa para solicitação do atendimento poderá partir do servidor, do grupo de trabalho ou ainda da chefia imediata.
Os serviços são oferecidos a todos os trabalhadores e grupos que atuam na UEMS: efetivos, contratados, cedidos e terceirizados.
AGENDAMENTO: e-mail saps@uems.br ou telefone (67) 3902- 2665
PROCEDIMENTO:
a) Agendar horário para atendimento e no ato informar Unidade de Lotação e telefone para contato.
b) A iniciativa poderá partir do servidor, do grupo de trabalho ou encaminhado pela chefia imediata.
c) A intervenção será feita após avaliação e parecer da situação apresentada, podendo ser individual ou grupal.
INFORMAÇÕES GERAIS: É permitido ao servidor afastar-se de suas atividades para ser atendido pelo SPO/SAS, desde que comunicado a chefia imediata.
Os atendimentos ocorrem, mediante agendamento:
ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL
O servidor que desejar o acolhimento Psicossocial poderá solicitá-lo preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/e9vfSZwLK8sHNGyj7 .
OBSERVAÇÃO: Os servidores das Unidades Universitárias serão atendidos, inicialmente, por telefone, durante o horário de funcionamento da DDP (de segunda à sexta, das 07h30min às 16h30min) e quando necessário será agendado o atendimento na Unidade.
Para atendimentos em outros horários, verificar a disponibilidade com a equipe da DDP.
Chefia
Cristiane Domingos
Assistente Social
3902-2665
Apoio
Danielly Miranda Barbosa
Psicóloga Organizacional
Jorge Miguel Soares Rodrigues
Psicólogo Organizacional
3902-2665
Informações adicionais:
Cartilha Assédio Moral no Trabalho: aspéctos jurídicos e consequências emocionais e psicológicas: http://www.uems.br/assets/uploads/noticias/90ee6d7ace36bdda74f7960d95f61af5/1_90ee6d7ace36bdda74f7960d95f61af5_2020-12-14_02-59-24.pdf
Decreto de Perícia Médica MS: http://www.agepen.ms.gov.br/wp-content/uploads/2018/11/DECRETO-12823-PER%C3%8DCIA-M%C3%89DICA-Pdf.pdf
Carta de Serviços UEMS: https://www.cartasdeservicos.ms.gov.br/category/secretaria-de-estado-de-educacao/uems/
Anexos:
01 - Psicologia e Felicidade Interna Bruta
02 - Psicologia e Luto
03 - Psicologia: O que é trauma psicológico
04 - Psicologia e Perfeccionismo
05 - Palestra: Dourados
06 - Psicologia: Felicidade
07 - Psicologia: casamento
10 - Psicologia: Ansiedade e Caos Social
Modelo Relatório Visita Domiciliar- Pessoa da Família
Orientação para visita domiciliar
Relação de contatos para atendimento gratuito ou pelo valor social
Requerimento visita domiciliar
Qualificação